segunda-feira, 22 de julho de 2019

O Canal do Melo

 Foto: Carlos Eduardo de Souza



     O Canal do Melo, com 6.2 Km de extensão, localiza-se em Campo Grande, ligando os sub-bairros Ipatinga e R. Campinho, passando próximo ao West Shopping. Pertencente à Sub-bacia secundária do Rio Campinho, o canal apresenta, ao longo de seu percurso, um problema frequente em dias de chuva forte: o de não suportar grandes volumes d'água.
    Quando ocorrem chuvas torrenciais, as chamadas chuvas de verão, o canal não suporta o volume d'água que, na maioria das vezes, acaba transbordando e atingindo as ruas próximas. Moradores contam que mesmo depois de alguns ajustes feitos na estrutura do canal, com uma certa drenagem, o problema de transbordamento continua iminente em dia de chuva volumosa.
     Em alguns trechos específicos, percebe-se a vegetação praticamente cobrindo e obstruindo o curso natural do canal, além de objetos jogados, contribuindo assim para o problema citado. Além disso, vale ressaltar que em alguns pontos do percurso, como nos sub-bairros Campo Belo, Novo Horizonte, Iracema e mediações do Alessandra, é comum a prática de caminhadas, corridas e outros exercícios físicos por parte da população, beirando o canal. Mais um motivo para as autoridades darem atenção ao caso.

6 comentários:

  1. De fato isso ocorre no verão.Já vi acontecer próximo ao tingui.

    ResponderExcluir
  2. De fato isso ocorre no verão.Já vi acontecer próximo ao tingui.

    ResponderExcluir
  3. De fato isso ocorre no verão.Já vi acontecer próximo ao tingui.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente todos os nossos rios estão entregues a própria sorte.

    ResponderExcluir
  5. Seu blog acabou de ajudar a minha filha Carol na pesquisa de Geografia! Gratidão, meu amigo!

    ResponderExcluir