sexta-feira, 7 de junho de 2019

Campo Grande através dos tempos

    Mapa Campo Grande (anos 1960).
     Fonte: Livro Campo Grande, de Moacyr Sreder Bastos. 

    O atual bairro de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, já fez parte da então Zona Rural e do chamado Sertão Carioca. Quando começaram os primeiros povoados, já datando século XVI, segundo alguns pesquisadores, a extensão da localidade era muito maior, com a região sendo chamada de "O Campo Grande ", indo muito além dos limites do atual bairro. 
      Após, veio a criação da Freguesia de Nossa Senhora do Desterro de Campo Grande, com a data divergindo entre pesquisadores, em que alguns apontam 1673, e outros, 1755 ou 1757. Com o passar do tempo, houve outros desmembramentos feitos na freguesia do Campo Grande, sendo criadas duas novas: a de São Sebastião e Santa Cecília (Bangu) e de Nossa Senhora da Conceição de Realengo. Assim, o então prefeito Amaro Cavalcanti estabeleceu em 1917 os limites do "povoado" de Campo Grande:
          " Pela Estrada da Caroba, a partir da Estrada das Capoeiras, Estrada do Rio do A, - Estrada de Santa Cruz até a Estrada do Juary, por esta estrada até o denominado "Caminho dos Defuntos", por este caminho até a Estrada de Santa Cruz; por esta estrada até a do Monteiro, por esta última até o Kilômetro 2 da Ferro Carril, existente nesta estrada... pelo denominado caminho do Cemitério até a Estrada de Santa Cruz, ainda por esta estrada até a do Rio do A, por esta última estrada até a das Capoeiras, por esta última até o ponto de partida acima mencionado ".
        (Boletim da prefeitura (de julho a dezembro) - Poder Executivo, n°2, pg. 286/287).

         Já nos anos 1960, Campo Grande passa a ter a configuração do mapa acima, limitando -se a leste, com Jacarepaguá e Bangu; ao norte, com o Estado do Rio de Janeiro (Lembrando que à época, Campo Grande pertencia ao Estado da Guanabara); Oeste, com Santa Cruz; e ao sul, com o Ocenano Atlântico.
       Percebe-se algumas localidades que hoje são bairros, à época pertencentes a Campo Grande, o que explica o contato com o oceano, incluindo a Praia da Barra de Guaratiba, Praia do Grumary e a Praia de Pedra de Guaratiba. A foto abaixo constata o fato citado:

  Imagem. Fonte: Livro Campo Grande, de Moacyr Sreder Bastos. 
      
      Com o passar das décadas, Campo Grande seguiu sua evolução, reduzindo seu espaço, apresentando uma nova configuração territorial, mas continuando como um dos principais bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro. 

Fontes consultadas: 
Nossa Senhora do Desterro. A história de uma freguesia do Arcebispado do Rio de Janeiro revista e documentada. José Nazareth de Souza Fróes. 2006.
Campo Grande, Moacyr Sreder Bastos. Segunda edição. Editora Campo Grande Ltda.

       

7 comentários:

  1. Neste mapa antigo,rascunhado de forma simples,vislumbramos a relevante extensão territorial de nosso Bairro-Cidade que a muitos encanta,por seus recantos bucólicos e pacatos. Partes integrantes de uma metrópole dinâmica e complexa como o Rio de Janeiro.
    Parabéns professor Carlos!

    ResponderExcluir
  2. Não gostei de Guaratiba ter se desmembrado do bairro.

    ResponderExcluir
  3. Mto legal essa matéria!
    Esse mapa se encaixa com o mapa da fazenda imperial q fica entre a Sesmaria de Campo Grande e a Sesmaria de Ribeirão das Lages. 👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Marisa. Bem relevante suas informações. Acrescentam em muito minha pesquisa. Um grande abraço.

      Excluir