segunda-feira, 10 de junho de 2019

As escolas rurais


    Na atual Zona Oeste do Rio, durante um bom período, existiram em número considerável as chamadas escolas rurais.  Entre 1922 e 1926, iniciou-se uma experiência, na chamada Zona Rural, com esse tipo de educação, adequando o ensino às peculiaridades locais.
     Em A. Carneiro Leão (A Sociedade Rural) constata na página 280:
       "Quando Diretor Geral da Instrução Pública, no Distrito Federal, entre 1922 e 1926, sem legislação que nos autorizasse a agir, nem recursos para empreendermos alguma coisa de amplo, ensaiamos, em algumas escolas da Zona rural carioca, uma educação conforme as necessidades e as carências indiscutíveis do meio."
       Um questionamento a respeito dessas escolas é que os professores eram mandados para o "interior", não estando "por dentro" dos problemas da região, das necessidades dos alunos, entre outros fatores locais.
        A primeira escola rural do então Distrito Federal foi a Escola Rural Alberto Torres, em Santíssimo, à margem da Estrada de Santa Cruz.  No ano de 1948, 26 escolas rurais faziam parte do Distrito Federal, distribuídas por Santíssimo, Campo Grande, Magarça, Guaratiba, Padre Miguel, entre outras localidades.
         Com o progresso da região, e consequentemente a urbanização, foi perdendo-se o sentido da continuidade das mesmas . Atualmente, ainda é possível encontrar uma, localizada na estrada do Magarça, no bairro de Guaratiba: a Escola Rural São Vicente de Paulo. No estabelecimento, há áreas de cultivo, criação de animais e técnicas agrícolas, num ambiente que remonta um pouco a época rural da região, logicamente adaptada aos tempos atuais.
      Abaixo,  e também na imagem acima, um pouco da área da Escola Rural São Vicente de Paulo.




Fotos pertencentes à Escola Rural São Vicente de Paulo. Fotografadas numa exposição na própria escola.

Fonte consultada: Rumo ao Campo Grande por trilhas e caminhos. José Nazareth de Souza Fróes e Odaléa Ranauro Enseñat Gelabert. Segunda edição. Rio de Janeiro 2005

7 comentários:

  1. Muito bom! Já compartilhei.
    Passa lá no Saiba História também!

    ResponderExcluir
  2. Acho que houve uma mistura da história das escolas públicas do então distrito federal com a escola particular são Vicente de Paula. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, eu estudei na Escola rural assim que chamavamos a E.P Alberto Torres em Santissimo na Avenida Santa Cruz, depois vieram umas torres de luz e o Conjunto Residencial Miguel Gustavo 2 ( Cavalo de Aço) e nossa Escolinha foi demolida, hoje gostaria de ter fotos dela,principalmente da Horta , do galinheiro enfim que pena que demoliram, eu so tinha 7 anos e nao lembro tudo como gostaria, lembro bem do meu Prof. Marcos Mendonça de Oliveira e da Cozinheira dona Hilza que morava perto da minha casa. Quem tiver alguma coisa fotos relatos podem enviar pra mim, email lucia.guirra@gmail.com grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Lucia. Muito obrigado pela visita ao blog. Muito bacana seu relato e sua memória sobre a escola. Com certeza seria muito válido alguém ter fotos dessa época. Vamos pesquisar. Um grande abraço.

      Excluir
  4. Estudei na R1 Alberto Torres, só boas recordações e orgulho.Quanta coisa aprendi que até hoje me é útil.

    ResponderExcluir
  5. Aditivo do comentário acima: Meu nome é Adilson Soares Barbosa, estudei no período de 1957 a 1961, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Adilson. Que bacana sua experiência com relação às escolas rurais. Muito obrigado pela visita ao blog. Se quiser, torne-se um seguidor. Um grande abraço.

      Excluir