segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

O bairro-cidade Campo Grande

    Na divisão territorial do Brasil, o país é formado por estados, que por sua vez são formados por municípios ou cidades, e estes são formados por distritos ou bairros. Sendo assim, é possível um bairro ao mesmo tempo ser cidade? Pode-se dizer que sim. Isto aconteceu com o bairro de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, considerado o mais populoso e um dos mais extensos do município do Rio. 
    Em 1968, o então governador do estado da Guanabara, (que na verdade era uma cidade-estado), Francisco Negrão de Lima, promulgou uma lei reconhecendo a localidade de Campo Grande como cidade. Assim, no ano já citado, ficava reconhecida como "Cidade honorária a localidade de Campo Grande".
    Apesar disso, Campo Grande ainda é tido como um bairro do Rio de Janeiro.
    Abaixo, um registro de nascimento de uma extinta Casa de Saúde Campo Grande, que localizava-se na rua Coronel Agostinho, no calçadão do bairro, denominando Campo Grande como cidade, logo abaixo do endereço.



Um comentário:

  1. adorei essa informação da cidade de campo grande e principalmente de saber da Casa de Saúde, pois foi onde nasci em outubro de 1970 gêmeos, mas que logo após tive a perde do meu irmão sem até hoje saber o paradeiro. Portanto, gostaria de saber como posso achar os documentos da época de registros de nascimento ocorridos no ano de 1970 e os óbitos realizados. sabem onde ficaram esses documento contato: 21 998339817 ou 24095743 Aloisio Reis

    ResponderExcluir