Acima encontra-se uma imagem, na subida do viaduto Alim Pedro, no bairro de Campo Grande, do Rotary International, ou Rotay Club. Trata-se de uma associação de clubes que tem como objetivo prestação de serviços humanitários, através da reunião de voluntários. Chamados de rotarianos, os membros se espalham por diversas partes do mundo, como no Brasil, incluindo alguns bairros do Rio de Janeiro.
Fundado em 1905, nos Estados Unidos, por Paul Harris, e outros homens de negócio, a organização é mantida praticamente por doações, exercendo atividades que incluem apoio à educação, desenvolvimento econômico, proteção ao meio ambiente, combate à pobreza, entre outras.
Os clubes Rotary são formados por pessoas de diferentes gerações, não possuindo uma religião oficial.
O símbolo do Rotary é a Roda rotária, ou roda denteada, que segundo os membros, representa a universalidade da associação, atingindo todo o planeta, circundando-o. Os 24 dentes da roda representam as 24 horas do dia, de ação permanente de cada rotário em prol dos objetivos do grupo.
Antes do alargamento da Estrada Rio do A, entre a Rua Rio Bonito e a Avenida André Vesalio, havia um Chafariz belíssimo, no formato da roda dentada do Rotary. Era ornamentado em pastilhas Azul e Amarelo, representando o Clube Rotary e à noite, a água era iluminada, muitas vezes com cores. Não me lembro quando retiraram o lindo chafariz dali, mas acredito, se não me falha a memória, que durou até o início dos anos 80.
ResponderExcluirBoa Noite, meu amigo. É sempre um prazer quando você contribui com suas vivências, enriquecendo meus artigos. Gratidão infinita! Muito obrigado por acessar o blog mais uma vez. Um grande abraço.
Excluir