quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

O Rotary International

 

Acima encontra-se uma imagem, na subida do viaduto Alim Pedro, no bairro de Campo Grande, do Rotary International, ou Rotay Club. Trata-se de uma associação de clubes que tem como objetivo prestação de serviços humanitários, através da reunião de voluntários. Chamados de rotarianos, os membros se espalham por diversas partes do mundo, como no Brasil, incluindo alguns bairros do Rio de Janeiro. 
Fundado em 1905, nos Estados Unidos, por Paul Harris, e outros homens de negócio, a organização é mantida praticamente por doações, exercendo atividades que incluem apoio à educação, desenvolvimento econômico, proteção ao meio ambiente, combate à pobreza, entre outras.
Os clubes Rotary são formados por pessoas de diferentes gerações, não possuindo uma religião oficial. 
O símbolo do Rotary é a Roda rotária, ou roda denteada,  que segundo os membros, representa a universalidade da associação, atingindo todo o planeta, circundando-o. Os 24 dentes da roda representam as 24 horas do dia, de ação permanente de cada rotário em prol dos objetivos do grupo.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Maciço de Gericinó e o "começo " de Campo Grande

 Localizado na Zona Oeste do Rio, limitando-se com outros municípios, situa-se o Maciço de Gericinó, que inclui o morro do Marapicu e as Serras do Mendanha, do Gericinó e Madureira. No local encontra-se um suposto Vulcão, o Vulcão do Mendanha, ou Vulcão de Nova Iguaçu. 

O citado maciço influencia no microclima da região, devido ao relevo, que barra a passagem de ventos e massas de umidade; e também devido à vegetação de Mata Atlântica, que absorve o calor e contribui com a umidade do ar.

O local possui uma ligação direta com os primeiros núcleos populacionais do bairro de Campo Grande e adjacências. Segundos documentos oficiais, foi em Gericinó (ou Jerisinon, Jerissinonga,  Jerisnon), em 06 de junho de 1569, houve uma solicitação pelo outeiro de Jerissinonga, por parte de João de Bastos e Gonçalo D'água, ao capitão e governador, Salvador Correia de Sá. Essa data seria um possível começo da região que hoje conhecemos como bairro de Campo Grande, confrontando uma outra data do "início " da região, que seria 17 de novembro de 1603, defendida por alguns estudiosos, como a data de conquista do solo e povoamento do "Campo Grande ".



Acima uma imagem do Maciço de Gericinó, ano de 1957. À esquerda, o Pico de Marapicu; à direita, o Pico de Gericinó. 

É bom lembrar que o referencial "o Campo Grande " correspondia à terras bem mais extensas que o atual bairro de Campo Grande, que abrangia boa parte do que hoje constitui a Zona Oeste do Rio.

No livro Tombo das cartas de Sesmarias do Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 1967, é descrito que, além de Gonçalo d'Aguiar, outros também receberam sesmarias nas terras de Gericinó, como o Pe. Martin Fernandes, recebendo do próprio Gonçalo; Pero da Costa; Belchior Tavares e Lázaro Fernandes. 


Imagem: Abreu, 1957, p 91.

Fontes consultadas: Rumo ao Campo Grande por trilhas e caminhos,  de José Nazareth de Souza Fróes e Odaléa Ranauro Enseñat Gelabert.  Ano: 2005, Segunda edição,  Rio de Janeiro. 

ABREU, Sylvio Fróes. O Distrito Federal e seus recursos naturais, Biblioteca Geográfica brasileira, publicação n° 14, Série A - livros, Rio de Janeiro, Instituto brasileiro de geografia e estatística/Conselho Nacional de geografia, 1957.

Tombos das cartas das Sesmarias do Rio de Janeiro, Ministério da Justiça/Arquivo Nacional  - 1594 - 1595/ 1602 - 1605 - Rio de Janeiro, 1967.

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Imagens antigas da localidade do Tingui

 No bairro de Campo Grande encontra-se sub bairros, localidades, estradas e ruas que compõem o cenário da região. Algumas com muitas histórias, guardando memórias através dos tempos.

Uma dessas localidades é o Tingui, que faz referência a uma estrada que liga o bairro à Avenida Brasil, cortando a antiga estrada Rio-São Paulo, englobando também o seu entorno.

Abaixo, algumas fotos e pinturas da região, de um passado distante, eternizado  pelas imagens capturadas ou/e desenhadas. 



Tingui, próximo à atual Avenida Brasil.



Uma pocilga, no Tingui, no sítio do Senhor Antônio Boia.



Ilustração da Ponte dos 15 metros, sobre o Rio Campinho. 



Moradia típica da época, aproximadamente década de 1960.


Fonte: todas as fotos e ilustrações pertemcentes a Leu Lima. 

Agradecimentos especiais.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Campo Grande: campeão do carioca B2 de 2024

 


Na tarde do dia 08 de dezembro de 2024, o Campo Grande Atlético Clube, o Campusca, conquistou mais uma taça pra sua galeria. O Galo da Zona Oeste foi campeão do campeonato carioca da série B2. O clube já havia ganho a Taça Maracanã, equivalente ao primeiro turno da competição. 

O jogo final foi contra um outro clube tradicional da cidade do Rio, o Bonsucesso. O Campo Grande venceu por 2x1,,no estádio de Moça Bonita, e ficou com o troféu 🏆. 


Eis a campanha do Campusca:

Primeiro turno (Taça Maracanã)

• Campo Grande  0x1 Niteroense;

• Campo Grande  1x1 Serra Macaense;

• Campo Grande  4x0 Uni Souza;

• Campo Grande  1x1 Bonsucesso;

• Campo Grande 3x0 Mageense;

• Campo Grande 1x0 Barra Mansa;

• Campo Grande 2x0 Carapebus;

• Campo Grande 3x0 Rio de Janeiro;

• Campo Grande 2x1 07 de Abril;

• Campo Grande 3x0 Rio-São Paulo (W.O);

• Campo Grande 3x2 Zinza.


Semi-finais

20/11 - Campo Grande 3x1 Carapebus;

24/11 - Campo Grande 1x0 Carapebus. 


Finais 

01/12 - Campo Grande 2x0 Bonsucesso;

08/12 - Campo Grande 2x1 Bonsucesso.