terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

A Esquina do Pecado

 

Fonte da imagem: GuarAntiga 


Acima encontra-se, há muitas décadas atrás, a Esquina do Pecado, uma relevante convergência entre a Estrada do Cabuçu, a rua Aurélio de Figueiredo e a Avenida Cesário de Melo, no bairro de Campo Grande. Bem diferente do trânsito caótico atual, a época retrata ainda o tempo dos bondes. Mas parece que a correria para pegar o meio de transporte não era tão diferente dos dias de hoje, não é mesmo!?

Há muitas versões para a origem do nome, que chama a atenção. Alguns atestam que o local era um ponto de prostituição, ou um suposto ponto de encontro das aventuras amorosas de D.Pedro I (vale ressaltar que a Avenida Cesário de Melo, antiga estrada Real, era caminho do impetador, no trajeto São Cristóvão-Santa Cruz; outra versão é que o nome "Pecado " deriva de "pescado", numa referência a uma antiga venda de peixes no local. 

E um outro fato  interessante envolvendo o nome  Esquina do Pecado é uma letra de uma canção do Lulu Santos, "Um pro outro", em que é citada uma certa "Esquina do Pecado". Seria a famosa esquina de Campo Grande? Ou apenas uma coincidência?

Segue o trecho da música 🎶:

(... Surpresa certa te encontrar. A tua onda pega bem mesmo em qual lugar. Até na esquina do Pecado, o que for da vida não nos deterá...)


Nenhum comentário:

Postar um comentário