sábado, 4 de março de 2023

Von Martius em Campo Grande

 

Sitauda na Rua Jape, localidade de São Basílio, no bairro de Campo Grande, a escola municipal Von Martius homenageia o médico, botânico e naturalista alemão Carl Friedrich Philipp Von Martius.
Convidado pela então futura imperatriz do Brasil, Leopoldina, para uma missão científica, Von Martius, ao lado do também pesquisador e doutor de medicina, Johann Baptist Von Spix, chegou ao Brasil em 1817, iniciando uma viagem de 3 anos que contornaria o país, pesquisando e catalogando fauna e flora do, à época, quase independente país.
Começaram a missão pelo Rio de Janeiro, então capital do Brasil, (e devido às circunstâncias da época, capital do Reino de Portugal também), passando, inclusive, pela Zona Oeste, principalmente a região de Santa Cruz. Depois rumaram Brasil à fora, passando por São Paulo, Ouro Preto, Sertão de Minas, Salvador, Sertão nordestino e região Amazônica.
As "aventuras" da dupla científica ficaram eternizadas em uma de suas obras, "Viagem pelo Brasil", na qual são descritas as descobertas que ajudaram nas pesquisas de melhor conhecimento do território brasileiro.
 Além da questão climatobotânica, Von Martius e Von Spix também contribuíram para observações na composição étnica da população brasileira, anotando a miscigenação e os hábitos da sociedade.
E assim, o bairro de Campo Grande, através da escola, referencia uma figura muito importante da história de construção do Brasil.
 
 
Foto Escola municipal Von Martius. Fonte: Face da escola
 
 Fonte consultada e imagem coletada: Jornal da USP
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário