segunda-feira, 20 de março de 2023

Esporte Clube Oity

 

Fundado em 14 de outubro de 1938, o Esporte Clube Oity foi um tradicional clube da Zona Oeste participante do Departamento Autônomo do Rio de Janeiro. Com sua sede e praça de esportes localizadas na Avenida Santa Cruz, no bairro de Senador Vasconcelos, vizinho de Campo Grande, o Oity começou sua trajetória no futebol jogando festivais e fazendo excursões pelo estado do Rio.

Com outros clubes, o Oity foi responsável em ajudar a fundar o Departamento Autônomo, em 1949, com o Engenho de Dentro sendo o primeiro campeão da competição, no mesmo ano. O Departamento Autônomo foi o responsável pelos campeonatos dos clubes amadores da cidade do Rio, até seu encerramento em 1960, dando lugar ao Departamento de futebol amador da Capital.

Fonte: Correio da Manhã, 09 de janeiro de 1960.

Em sua trajetória, o Oity conquistou algumas taças, como:

° Campeão de amadores (1953);

º Campeão da Taça de Disciplina (1956) e (1957);

º  Campeão de Aspirantes "Série Rural" (1958);

º Campeão de Aspirantes do Departamento Autônomo (1958); entre outras.


Fonte: A Manhã no Esporte Amador. 20 de dezembro de 1946.

Depois de quase  fundir-se com o Esporte Clube Aliados, de Bangu, e com o Campo Grande Atlético Clube, o Esporte Clube Oity deixou de existir. Seu campo passou a ser utilizado para treinos e categorias de base do Campo Grande Atlético Clube, e depois deu lugar a outro tipo de atividade.

Fonte consultada: Primos Pobres RJ FC.


2 comentários:

  1. Olá, Prof. Carlos! Tudo bem? Meu nome é Julia, sou moradora de Campo Grande e, atualmente, estou realizando uma pesquisa sobre a trajetória histórica da biblioteca municipal do bairro. Tendo em vista que o senhor se dedica a pesquisar Campo Grande, gostaria de saber se o senhor possui algum material (jornais, recortes, artigos, etc.) sobre a biblioteca de Campo Grande ou sobre a Associação de Cultura Popular. Se sim, seria de muita utilidade para a minha pesquisa e eu não poderia agradecer o suficiente caso o senhor disponibilize esse material. Independente disso, parabenizo o senhor pelo trabalho que realiza em seu blog, é uma iniciativa maravilhosa!
    Desde já agradeço a atenção!
    Cordialmente,
    Julia M. M. Barata

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Julia. Muito obrigado pela visita ao blog. Sobre a biblioteca, eu não tenho material, mas você pode visitá-la e colher informações lá mesmo. Ela é aberta ao público. Fica na Rua Amaral Costa, em frente à Paróquia Nossa Senhora do Desterro. Qualquer coisa, é só entrar em contato. Um Grande abraço.

    ResponderExcluir