quarta-feira, 21 de abril de 2021

O "descobrimento" do Brasil... e de Campo Grande

 


Oficialmente, o Brasil foi descoberto (ou pré-colonizado) a 22 de abril de 1500. A esquadra comandada pelo almirante Pedro Álvares Cabral, constituída de treze (alguns estudos apontam onze) navios e com uma tripulação de aproximadamente 1.200 homens, e que deveria ter seguido a rota das Índias (ou estrategicamente, para contornar a África sem tribulações, usou uma combinação de correntes marítimas e vento que se aproxima do Brasil, e que torna o caminho mais tranquilo, para depois prosseguir seu caminho) fundeou as costas de uma região do atual estado da Bahia.

Os indígenas chamavam de Pindorama (terra das Palmeiras) a região onde habitavam. Cabral acreditou que havia descoberto, a princípio, uma ilha e denominou-a de Ilha de Vera Cruz. Depois, ante a verificação de que se tratava de um verdadeiro continente, passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Mais tarde, constataram a existência de uma árvore da qual se extraía uma tinta de larga aplicação na época: o Pau-Brasil, dando nome ao nosso país, um verdadeiro Campo Grande. 

E por falar em Campo Grande, o bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro festeja seu aniversário, não em 22 de abril, mas em 17 de novembro, com base numa data das primeiras doações de sesmarias (grandes propriedades fundiárias cedidas pelos reis de Portugal a certos povoadores). Assim, o aniversário de fundação do bairro de Campo Grande segue uma manchete estampada em um periódico tradicional da região: "Senhores campograndenses, Campo Grande, a luz meridiana , teve sua fundação em 17 de novembro de 1603".

Mas o "descobrimento " de Campo Grande possui outras possíveis datas. Há fontes históricas que afirmam que o bairro começou a se formar quando, segundo documentos oficiais, em 06 de junho de 1569, João de Bastos e Gonçalo D'Aguiar receberam uma doação de um pequeno monte de Jerissinonga (Gericinó). Assim, possivelmente a partir dessa data, a região do Campo Grande (não necessariamente o bairro com os atuais limites) começou a ser habitada.

Depois, houve a criação da Freguesia de Nossa Senhora do Desterro de Campo Grande, que alguns apontam para 1673, com a construção da capela de Nossa Senhora do Desterro, em terras do atual bairro de Bangu. Mas que outras fontes indicam para 12 de janeiro de 1757 como a data do alvará, que é o título de criação de uma freguesia.

E assim Campo Grande começou sua trajetória, mesmo não tendo uma data específica de "nascimento", colonização, descobrimento ou fundação, mas com sua história vinculada a do Brasil.

8 comentários:

  1. Uma narrativa excelente! Meus parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  2. Mesmo diante de datas incertas, divisões regionais classificadas por termos estranhos no passado, resta dizer que, com todos os contrastes e desafios contemporâneos, aqui estamos nós desfrutando deste "Caldo de Culturas" que se tornou Campo Grande.
    Saudações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, compadre. Com certeza, somos frutos de uma miscigenação não só de etnias, mais de culturas e datas também. Muito obrigado pela visita ao blog. Um grande abraço.

      Excluir
  3. Campo grande região zona rural da guanabara tinha muitas fazendas e sítios.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Gostaria de uma ajuda é em relação a igreja Nossa Senhora do Desterro, Gostaria de saber se teria a planta baixa e corte para saber a altura da edificação é para um trabalho que estou elaborando sobre conservação e restauração de edificações tombadas.
    Grato,Laíza.

    ResponderExcluir
  5. Boas noite, Laísa. Muito obrigado pela visita ao blog. Essas informações você deverá conseguir ou agendar na secretaria da Igreja. É de fácil acesso. Um grande abraço.

    ResponderExcluir