quinta-feira, 8 de abril de 2021

A Dormideira

 


A DORMIDEIRA 


"Mimosa Pudica, a Dormideira

Sensitiva, rasteira 

Dorme-dorme, não-me-toques

Se me tocou, não me acordes.


Lembra minha infância 

de quando tocá-la quando era criança

Cresci e não a vi mais em abundância 

devido às constantes mudanças.


Mesmo com o progresso, ainda sobrevive 

Com sorte, ainda encontra-se na superfície 

No andar do transeunte, no pisar do distraído 

Se encolhe, se retrai. És delicada até no nome científico."


Carlos Eduardo de Souza. 

8 comentários:

  1. Para as minhas memórias afetivas, a Dormideira tem um lugar nos caminhos de Campo Grande...
    Numa época em que a Rua Aricuri ainda era estrada de chão, o mato que circundava entre sua esquina e o antigo Caminho da Figueira, hoje Rua Foz do Jordão.
    O campo de capim apresentava em sua borda, muitas dormideiras.
    Rasteiras e com espinhos, suas flores também bordavam os nossos caminhos...
    Levemente, passávamos o dedo em cada folha, e cantávamos, na inocência de uma época que não volta mais:
    "Dorme, dorme
    Dormideira
    Pra acordar
    Na sexta-feira".
    Esperávamos que dormisse até a sexta-feira, mas uns dez a quinze minutos depois, lá estavam as folhas, imperiosas, orgulhosas por serem ornamentadoras de um lugar inesquecível em nossas mais doces lembranças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, meu amigo. Que belo relato, como sempre. Uma honra você enriquecer meu blog com seus textos e versos. Um grande abraço. Fique com Deus.

      Excluir
  2. Amei!!! Eu sempre acordava as dormideiras. Confesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Kátia. São espécies fascinantes mesmo. Um grande abraço.

      Excluir
  3. Minha infância foi brincar com as dormideiras e colocá-las sob o travesseiro, pois mamãe dizia que era para ter uma boa noite de sono.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Essa de colocar no travesseiro pra ter uma boa noite de sono não sabia. É bom saber dessas curiosidades. Lembra muito minha infância também. Isso me inspirou a fazer esse pequeno texto. Um grande abraço.

      Excluir
  4. Apresentei essa plantinha ao meu filho no final do ano passado; peguei algumas sementes, mas ela não brotou em campo Grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Tiago. Poxa, que pena! São plantas que realmente despertam curiosidade e no meu caso, me faz lembrar de minha infância. Um grande abraço.

      Excluir