sexta-feira, 27 de novembro de 2020

O Departamento Autônomo de futebol do Rio de Janeiro

 Em 1949, os clubes de futebol amador da cidade do Rio de Janeiro, que antes disputavam a Liga Atlética Suburbana, passam a disputar o Departamento Autônomo, fazendo parte alguns clubes como Bento Ribeiro F. C., E.C. São José, Irajá A.C., Del Castilho F.C., Engenho de Dentro A.C., Manufatura Nacional de Porcelana F.C., Oriente A.C., E.C. Guanabara, Distinta A.C., entre outros. O mesmo dividia-se em série urbana, série suburbana e série rural.

Durante 10 anos, o D.A. organizou com relevância os campeonatos dos clubes amadores pela Federação Metropolitana de Futebol. A partir da fusão dos antigos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, o Departamento Autônomo foi renomeado para Departamento de Futebol Amador da Capital, e em 2009, para Copa Amador da Capital. 

Os campeonatos disputados no Departamento Autônomo eram preliminares das partidas de aspirantes ou juvenis.

Abaixo a imagem apresenta equipes que já foram campeãs do Departamento Autônomo de futebol da Capital. Alguns estão em atividade; outros licenciados; e outros não existem mais.


Fonte da imagem: Primos Pobres RJ FC

Na primeira linha aparecem o União Central e o Bandeirantes; na segunda, times como o Confiança, Kosmos (o quarto), o Oriente (o oitavo, muitas vezes campeão) e o Vilar Carioca; na terceira linha, o Raiz da Gávea, Francisco Xavier Imóveis, Municipal de Paquetá, entre outros; e na quarta linha, Irmãos Goulart, Ceres (quarto), Campo Grande (oitavo, campeão em 1953 e 1959) e Guaratiba.

Fontes consultadas:

Primos Pobres RJ FC 

www. Campeosdofutebol.com.br


8 comentários:

  1. Cláudio Gomes

    Parabéns professor por mais este importante registro cultural, indispensável ao resgate da história de nossa região.

    ResponderExcluir
  2. Cláudio Gomes

    Parabéns professor por mais este importante registro cultural, indispensável ao resgate da história de nossa região.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Eduardo! Meu tio foi descoberto por um olheiro neste campeonato e prodiaaionalizou-se.ni Bangu. Depois passou por times como Bahia, América de Natal, Nacional de Manaus... Uma bela lembrança!!

    ResponderExcluir
  4. Esse campeonato ainda existe e como eu faço para participar
    Quero escrever meu time nesse campeonato

    ResponderExcluir
  5. Eu que fiz essa postagem com a ajuda de amigos. Obrigado por divulgarem.

    ResponderExcluir