sábado, 28 de novembro de 2020

As antigas fichas de ônibus

 

Entre as décadas de 1970 e 1980, era comum serem usadas fichas nas viagens de ônibus no Rio de Janeiro. O passageiro pagava a passagem ao cobrador e dizia onde ia descer.  De acordo com a distância do trajeto, a cor (seção) da ficha variava. As formas também variavam, como mostram as imagens, sendo redondas, quadradas, retangular, triangular, hexagonal e algumas até com um furo no meio, que significava os turnos.

Ao descer, o passageiro depositava a ficha numa caixa, conhecida como coletor, que ficava ao lado do motorista, de modo que o mesmo pudesse  ver a cor da ficha.

As fichas apresentavam de um lado, o nome da empresa, e do outro, uma frase. Uma bem comum era "deposite na caixa". As que aparecem nas imagens pertencenciam a algumas empresas como: Viação Campo Grande, Transporte Oriental, Viação Andorinha, entre outras.

Atualmente, as mesmas são peças de colecionadores.



Fonte consultada: misteriosnumismaticos.blogspot.com

Agradecimentos especiais a Claudio Luis Triani, por me doar essas relíquias. Agradecimentos também a Daniel. Gratidão infinita. 

7 comentários:

  1. Amigo obrigado, eh nome aonde depositava as fichas era coletor e as cores era seção e o furo indetificava o turno 1,2 ou 3 turno , as frases variadas entre deposite no caixa, não me leve para casa etc..

    ResponderExcluir
  2. Cláudio Gomes
    Isso me faz lembrar que sou cria desta época, assim como, sobre o quanto evoluímos na questão organizacional e logística de emissão de passagens dos diferentes modais de transportes: rodoviário, aéreo e marítimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu tio era motorista em.Niteroi então eu brincava muito com essas fichas quando eu era criança.

      Excluir
    2. Bela lembrança da infância. Muito obrigado pela visita ao blog.

      Excluir
    3. Sim, meu amigo. A evolução faz parte do processo, e as memórias desse processo são eternas. Um grande abraço. E muito obrigado pela visita ao blog.

      Excluir
  3. Olhando essas fichas antigas de ônibus, no Facebook, me deu uma saudade imensa do tempo que comprávamos a passagem de lotação e ônibus. Cada trajeto tinha um valor e um cor de ficha correspondente. Vi muitas vezes discussões entre o trocador e alguns passageiros espertos que iam até o ponto final pagando valor de trajeto mais curto. Então, juntava motorista e trocador e convidavam "gentilmente" o passageiro a se retirar do veículo. kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite. Muito obrigado pela visita ao blog. Com certeza, sempre existiram aqueles mais "espertinhos " querendo se dar bem nas viagens. Faz parte. Rsrs. Continue seguindo o blog. Um abraço.

      Excluir