Entre as décadas de 1970 e 1980, era comum serem usadas fichas nas viagens de ônibus no Rio de Janeiro. O passageiro pagava a passagem ao cobrador e dizia onde ia descer. De acordo com a distância do trajeto, a cor (seção) da ficha variava. As formas também variavam, como mostram as imagens, sendo redondas, quadradas, retangular, triangular, hexagonal e algumas até com um furo no meio, que significava os turnos.
Ao descer, o passageiro depositava a ficha numa caixa, conhecida como coletor, que ficava ao lado do motorista, de modo que o mesmo pudesse ver a cor da ficha.
As fichas apresentavam de um lado, o nome da empresa, e do outro, uma frase. Uma bem comum era "deposite na caixa". As que aparecem nas imagens pertencenciam a algumas empresas como: Viação Campo Grande, Transporte Oriental, Viação Andorinha, entre outras.
Atualmente, as mesmas são peças de colecionadores.
Fonte consultada: misteriosnumismaticos.blogspot.com
Agradecimentos especiais a Claudio Luis Triani, por me doar essas relíquias. Agradecimentos também a Daniel. Gratidão infinita.
Amigo obrigado, eh nome aonde depositava as fichas era coletor e as cores era seção e o furo indetificava o turno 1,2 ou 3 turno , as frases variadas entre deposite no caixa, não me leve para casa etc..
ResponderExcluirCláudio Gomes
ResponderExcluirIsso me faz lembrar que sou cria desta época, assim como, sobre o quanto evoluímos na questão organizacional e logística de emissão de passagens dos diferentes modais de transportes: rodoviário, aéreo e marítimo.
Meu tio era motorista em.Niteroi então eu brincava muito com essas fichas quando eu era criança.
ExcluirBela lembrança da infância. Muito obrigado pela visita ao blog.
ExcluirSim, meu amigo. A evolução faz parte do processo, e as memórias desse processo são eternas. Um grande abraço. E muito obrigado pela visita ao blog.
ExcluirOlhando essas fichas antigas de ônibus, no Facebook, me deu uma saudade imensa do tempo que comprávamos a passagem de lotação e ônibus. Cada trajeto tinha um valor e um cor de ficha correspondente. Vi muitas vezes discussões entre o trocador e alguns passageiros espertos que iam até o ponto final pagando valor de trajeto mais curto. Então, juntava motorista e trocador e convidavam "gentilmente" o passageiro a se retirar do veículo. kkkkkkkkkkk
ResponderExcluirBoa Noite. Muito obrigado pela visita ao blog. Com certeza, sempre existiram aqueles mais "espertinhos " querendo se dar bem nas viagens. Faz parte. Rsrs. Continue seguindo o blog. Um abraço.
Excluir