quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Cultura e arte em Guaratiba

    Situada na estrada do Mato Alto, em Guaratiba, bairro ligado a Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a Capela Magdalena guarda encantos, curiosidades e principalmente cultura e arte para os seus visitantes. Localizada em um sítio, com seus patos e pavões, a capela é palco de apresentações musicais, com um som inconfundível de um cravo, espécie de "pai" do piano, executado pelo anfitrião Roberto de Regina. O mesmo é considerado o primeiro cravista brasileiro.
    No sítio, além da Capela Magdalena, cujas paredes foram pintadas pelo próprio maestro Roberto de Regina, é possível apreciar um belo jardim com alguns animais "se apresentando", e um museu, denominado Ronaldo J. Ribeiro, com réplicas de veículos de transporte, castelos e igrejas, sendo confeccionados em papel e outros materiais, e montado pelo próprio Roberto.
Cravo pertencente à Capela Magdalena.

Imagem de dentro da Capela Magdalena, com seus desenhos e pinturas nas paredes e no teto.

Museu Ronaldo J. Ribeiro

    Para quem visita o local, estão à disposição: uma passagem iluminada por tochas em direção à capela (se a visita for à noite); uma apreciação da própria Capela Magdalena, um ambiente em tom barroco e com música antiga, porém sem ligação com religião; assinatura no livro de visitas com caneta de pena; um concerto de cravo apresentado pelo maestro Roberto de Regina, devidamente vestido com gibão, calção, colete e lenço; e uma visita ao museu já citado, onde o "passageiro" pode desfrutar de réplicas de carros antigos, trens, veículos de bombeiro, aviões, catedrais e castelos, feitos de papel, plástico e madeira, num "mundo" encantador do museu que leva o nome de seu sócio.

Réplica de um dos primeiros trens, apelidado de "o foguete". Curiosamente esse trem é representado por um personagem na série infantil "Thomas e seus amigos".

O Barão Vermelho, utilizado na Primeira Guerra Mundial.


Uma das reproduções de cidades, castelos e ferrovias

 

Réplica de carros

    Embarcação

Dirigível considerado maior que o Zeppelin.

    Além de músico, Roberto de Regina também é médico, pintor e artesão. Durante a semana de Campo Grande, evento que tradicionalmente ocorre no mês de aniversário do bairro, novembro, Roberto de Regina costuma se apresentar com seu cravo na Paróquia Nossa Senhora do Desterro, no centro de Campo Grande, considerada o marco inicial do bairro.

Fotos. Créditos: Carlos Eduardo de Souza. Todas devidamente autorizadas por Roberto de Regina.
Texto baseado em informações coletadas no próprio local.

     






Um comentário: