domingo, 23 de setembro de 2018

Adeus Jambalaia

Capa do filme "Campo Grande", de Sandra Kogut

    O dia 23 de setembro de 2018 ficou marcado pela implosão dos prédios que fazem parte de um conjunto conhecido como Jambalaia. Localizado entre a Avenida Manoel Caldeira de Alvarenga e a Rua Valdemar Medrado Dias, em Campo Grande, o local já foi cenário e, em parte, tema de um filme, denominado "Campo Grande".
    Trata-se (ou, tratava-se) de um conjunto de prédios inacabados que abrigava cerca de 400 famílias, vivendo em péssimas condições, com lixo acumulado, esgoto a céu aberto, estruturas danificadas, animais, como cavalos e porcos transitando o mesmo local dos moradores, entre outras. Além disso, era comum buracos nos corredores, trepidações e fiação solta, com um episódio de desabamento de parte de um prédio, em 2013, inclusive.
    Condenados pela Defesa Civil, os prédios foram implodidos na data já citada, com a promessa de construção no local de um condomínio do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida, por parte da Prefeitura do Rio. Ainda de acordo com a prefeitura, todos os antigos moradores, que viviam em condições insalubres, serão reassentados em novos apartamentos.
   

2 comentários: