terça-feira, 17 de julho de 2018

Viaduto Oscar Brito ou Viaduto dos Cabritos?

 Imagem. Fonte: Saiba História blog

   Se tem um fato que é comum na cidade do Rio de Janeiro é a questão da origem de nomes de certos lugares na cidade, como praças, ruas, bairros e inclusive viadutos. Podemos citar como exemplo o bairro de Realengo, que muitos atribuem o nome ao fato da existência de uma abreviação de Real engenho (Real engo.). Porém existe uma outra versão, que explica que o nome origina-se da denominação da região no período imperial, chamadas de terras realengas de Campo Grande, sendo a nomeação de tudo que estava longe do poder real.
    Um outro exemplo é a Ilha de Guaratiba, que nem ilha é, mas que segundo uma versão muito divulgada, viveu no local um oficial inglês, chamado William. As pessoas o chamavam constantemente de "Seu William de Guaratiba". Falando rápido, ficou "Ilha de Guaratiba". Mas uma outra versão baseia-se num documento de 1806, antes da chegada do "Seu William", que provavelmente veio junto à Corte Portuguesa, com D. João VI, em 1808. Nesse documento já era citado um Engenho da Ilha na localidade, pois mesmo não se tratando propriamente de uma ilha, o local apresentava canais e valas, que em dias de chuva faziam a população usar canoas nessas ocasiões.
    Localizado na Antiga Estrada Rio-São Paulo, próximo à AMBEV, existe mais um local que é palco dessas curiosidades e controvérsias cariocas: O Viaduto Oscar Brito, ou Viaduto dos Cabritos. Popularmente mais conhecido e divulgado pelo segundo nome citado acima, o viaduto sempre gerou essa dúvida na população da região. No local a placa anuncia "Viaduto Engenheiro Oscar Brito". Existe uma versão, bem aceita e divulgada pela população, que afirma que o nome sempre foi Viaduto Engenheiro Oscar Brito, mas devido ao fato das pessoas falarem de forma rápida, o nome começou a soar como Viaduto dos Cabritos.
    Porém, segundo registro no Decreto número 723, de 21 de janeiro de 1965, consta: "Viaduto dos Cabritos, viaduto da Antiga Estrada Rio-São Paulo, situado sobre a Avenida Brasil, com 95.0 metros de extensão".
    Inclusive, segundo uma reportagem do Jornal O Globo, de maio de 1966, o nome, antes de ser oficial, foi sim um apelido popular, surgido após uma visita às obras de construção do viaduto, feita por Carlos Lacerda. Abaixo, trecho da reportagem:
    "O apelido apareceu quando de uma visita do Sr. Carlos Lacerda à obra, na sua fase de construção, ocasião em que comentou com o engenheiro a pouca serventia de um viaduto naquele local e lamentou também, a verba que ali estava sendo aplicada, em detrimento de outras obras mais urgentes. Foi quando avistou, então, vários cabritos passando sobre o viaduto ainda em concretagem, momento em que afirmou que, pelo menos, ele já estava sendo usado. Seria um viaduto para cabritos - concluiu.".
    Até foi sugerida a troca do nome, mas não para Oscar Brito, e sim para "Engenheiro Manuel dos Santos Dias", antigo funcionário do estado, segundo mesma reportagem.
    Então, de onde vem o nome Oscar Brito? Qual nome está valendo? Esse é mais um dos mistérios dos nomes de locais na cidade do Rio de Janeiro.

    Fontes consultadas: Face Rio de Coração Tour
                                     Face Santa Paciência / texto "A Ilha do "Seu William", por André  Luis Mansur.

2 comentários:

  1. O interessante é que dentro do bairro, tanto os moradores e não moradores, se dividem na forma de chamar o viaduto.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir