sábado, 17 de março de 2018

O Algodão de Campo Grande

    O Centro Esportivo Miécimo da Silva é considerado o maior complexo esportivo pertencente a uma prefeitura em todo o Brasil. Localizado no bairro de Campo Grande, este tem como destaque o Ginásio Algodão, que homenageia um dos melhores jogadores de basquete do Brasil de todos os tempos, Zenny de Azevedo, o Algodão.
   
    O famoso jogador de basquete nasceu em Realengo, em 01 de março de 1925, ganhando o apelido ainda criança. Mudou-se para Campo Grande aos 12 anos. Algodão chegou a jogar vôlei, mas depois virou-se para o basquete, jogando no Clube dos Aliados de Campo Grande. Com seus 1,85 de altura, em seguida foi para o Flamengo, vivendo grandes momentos em sua carreira, mesmo numa época em que a prática esportiva não era uma profissão.
    O craque também brilhou na Seleção brasileira, de 1948 a 1960, participando de quatro Olimpíadas consecutivas. Ganhou sua primeira medalha em Londres, em 1948, conquistando o bronze, e em 1960, nas Olimpíadas de Roma, voltou a conquistar a medalha de bronze. Jogou três campeonatos mundiais, sagrando-se campeão com a seleção em 1959, no Chile. Além disso, ainda pela Seleção brasileira, conquistou três medalhas de bronze nos Jogos Pan-Americanos.
   

    Algodão casou-se em 1953, com Therezinha de Jesus Rocha Azevedo, com quem teve três filhos. Sempre conseguiu seu sustento e de sua família como professor de educação física, até perto de seu falecimento. Algodão trabalhou na Faculdade de Educação Física Moacyr Bastos, com jovens da FUNABEM, Escola técnica de Química, entre outras, além de treinar jovens da Escolinha do Colégio Afonso Celso.
    Depois que parou de jogar, passou a viajar com os veteranos. Faleceu em 10 de março de 2001, aos 76 anos. Seu corpo foi velado no ginásio do Colégio Afonso Celso, no bairro de Campo Grande.
   
Todas as fotos. Fonte: Centro Esportivo Miécimo da Silva.
Artigo baseado em informações do Centro Esportivo Miécimo da Silva.

7 comentários:

  1. Parabéns pela postagem! Ficou muito boa.
    Passa lá no Saiba História. O meu blog está todo reformulado.
    Deixa lá um comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu amigo. Cara, você acredita que eu tento postar um comentário em seu blog há muito tempo, mas não consigo. Rsrs. É sério. Mas prometo que vou conseguir. Um abraço.

      Excluir
  2. Muito oportuno o seu artigo. Este republicado na semana em que o Professor de Educação física é comemorado.

    ResponderExcluir
  3. Interessante que poucas pessoas conhecem a História do nosso querido Algodão!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela publicação! Assisti a muitos jogos desse cracaço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Paulo César. Realmente, Algodão é uma lenda de Nossa região. Um grande abraço e obrigado por visitar o blog.

      Excluir