segunda-feira, 17 de julho de 2017

Homenagem a Rocha Faria

Hospital Rocha Faria, ano da inauguração. Fonte: face Antigo Campo Grande

    Localizado próximo ao calçadão de Campo Grande, centro comercial do bairro, entre a Rua Augusto Vasconcelos e a Avenida Cesário de Melo, o Hospital Rocha Faria foi inaugurado em 1940, sob a gestão do então prefeito Henrique Dodsworth.
    O nome do hoje hospital municipalizado é uma homenagem a Benjamin Antônio da Rocha Faria Junior, nascido em 1853, e vindo a falecer em 1936. Graduado em medicina, o Dr. Rocha faria começou clinicando em subúrbios. Ao longo de sua carreira, obteve o cargo de professor adjunto de higiene e história da medicina; mais tarde, nomeado inspetor-geral de higiene pública; foi também presidente do Conselho Municipal de higiene e Assistência Pública; membro titular da Academia Nacional de Medicina, entre outros méritos, cargos e títulos.
  
 Hospital Rocha Faria na década de 1960. Fonte: Jornal Zona Oeste, edição especial, 1998.

     Pode-se afirmar que o Hospital Rocha Faria é um símbolo de Campo Grande e, apesar dos grandes problemas da saúde pública do Rio de Janeiro e do Brasil, este continua sendo uma referência para a população da Zona Oeste.

Fonte utilizada: www.amn.org.br/conteudo

25 comentários:

  1. Ficou muito bom o texto! Um belo resgate da nossa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, meu amigo. Visite sempre.

      Excluir
    2. Gostaria de saber o que funcionava no terreno do hospital, antes do mesmo ser construído. Obrigada

      Excluir
    3. Boa tarde, Ana Paula. Obrigado pela visita ao blog. O que sei é que existiam casas no local pertencentes à uma família importante de Campo Grande. Mas não sei exatamente se era onde hoje é o hospital. É o que sei. Continue visitando o blog.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Muito obrigado pela visita ao blog, prof. José Carlos. Visite e leia os artigos sempre que quiser. Um abraço.

      Excluir
  3. Melhor hospital público da ZO.
    Profissionais de excelência só conspurcados por um povo terceirizado que não vacila em maltratar pacientes.
    Sorte que não e a maioria.
    Mas acho que devem ser todos substituídos, depõem contra o hospital.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito de saber o significado do nome do hospital.Meu sobrenome,por isso vim pesquisar sobre o hospital Rocha Farias.

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito de historias.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por colocar a história do hospital lendário da região. Adoro história e geografia, é minha vida. É através da história que, se faz um bom planejamento, um bom projeto. A história e geografia são bases para estatística, também, pena que no Brasil não damos tanta importância. História é a base de tudo. Parabéns meu amigo.... valéu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado,meu amigo. Visite sempre o blog. Um grande abraço.

      Excluir
  7. Trabalhei neste hospital por 37 anos como Enfermeira, chegando ao cargo de Diretora de Enfermagem. Foram os melhores anos de minha vida , mesmo com todas as dificuldades devido aos poucos recursos para uma boa administração. Amo este hospital e sinto muitas saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dona Josete. Muito bacana sua ligação com o Rocha Faria. Parabéns. Muito obrigado pela visita ao blog. Um grande abraço.

      Excluir
  8. E josete, eramos felizes e nao sabiamos. Eramos uma familia. Fui funcionaria deste hospital, meu primeiro amor na enfermagem. Sou claudia santana de carvalho

    ResponderExcluir
  9. Adorei as fotos ..nasci nesse hospital em 18 de agosto de 1963..tenho mt carinho por ele..em ter colaborado em me trazer ao mundo .

    ResponderExcluir
  10. Feliz de ter encontrado esse blog sobre meu bisavo. Tenho muito orgulho dele e da sua dedicacao a medicina. Seu filho, Carlos Telles da Rocha Faria era meu avo materno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana! Muito obrigado pela visita ao blog. Um grande abraço.

      Excluir
  11. Bom dia, amei saber a história do hospital. Essa semana mesmo, eu perguntei ao meu pai "em que ano foi inaugurado o Rocha?" e ele não soube ao certo. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Roselia. Que bom que meu blog foi importante na sua pesquisa. Fico muito feliz. Visite sempre o blog. Um grande abraço.

      Excluir
  12. Muito bom para os interessados em pesquisar as origens do bairro-cidade. Meu querido Campo Grande.

    ResponderExcluir
  13. tento conseguir fotos dos anos 60 e 70 da rua augusto vasconcelos e nao consigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. No meu blog tem em outros artigos. Muito obrigado pela visita ao blog. Um abraço.

      Excluir