segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Incêndio na Desterro

Fonte: surrealismodemaronil.blog

   O ano era 1882. O local, atual centro de Campo Grande. O fato, um incêndio que praticamente destruiu o atual símbolo histórico do bairro, a Igreja de Nossa Senhora do Desterro. A grande questão é que, construído em 1938 no comando do Coronel Aristarcho Pessôa Cavalcanti de Albuquerque, o atual 13° Gbm - Corpo de bombeiros, localizado na Avenida Cesário de Melo, fica localizado a alguns metros da igreja. Porém, à época do ocorrido, como ainda não havia a coorporação em Campo Grande, houve a necessidade de chamar os bombeiros da Corte, trazidos por um trem especial, levando 40 minutos para chegar ao local. Se esse fato tivesse ocorrido nos dias atuais, em poucos minutos a igreja estaria sendo "socorrida".
    Mas, por ironia do destino, o fato ocorreu antes da existência do corpo de bombeiros no bairro, sobrando poucas coisas da igreja. Sorte é que, com esforço de fazendeiros, ajuda do governo e outras pessoas do bairro, e principalmente do padre Belisário dos Santos, a igreja foi reconstruída e segue imponente no núcleo de Campo Grande. Agora, bem próxima de um Corpo de Bombeiros.

Abaixo, foto histórica da igreja Nossa Senhora do Desterro, em sua fachada original desde 1882.
Fonte: www.panoramio.com.Photo of foto

6 comentários:

  1. Vc poderia fazer um post sobre a saudosa house games?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Obrigado por visitar o blog. Prometo que vou buscar informações. Um abraço.

      Excluir
  2. Muito bem articulado esse artigo. Bombeiros, fazendeiros, população, igreja. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, professor. Muito obrigado por visitar o blog. Espero que meus artigos levem informações relevantes para todos que visitam o blog, como o senhor. Um abraço.

      Excluir
  3. Gratidão infinita por nos passar tantas informações relevantes sobre Campo Grande. Beijão de luz, grande escritor.

    ResponderExcluir
  4. Excelente! Parabéns professor! 👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir