terça-feira, 3 de maio de 2016

A igreja de Santo Antônio e a festa da Curva

Localizada na Avenida Cesário de Melo, em Campo Grande, a igreja de Santo Antônio dos Pobres possui o título de segunda mais antiga do bairro, perdendo o posto de primeira apenas para a igreja símbolo de Campo Grande, Nossa Senhora do Desterro. Com seu início datando o século XVIII, na localidade, a época chamada Juary, a igreja de Santo Antônio, edificada por Francisco Gomes, segundo Monsenhor Pizarro, já sediou as atividades de Nossa Senhora do Desterro, quando esta sofrera um incêndio, no século XIX. Com a construção do novo cemitério de Campo Grande, já que na época o cemitério do bairro localizava-se a frente da Matriz Nossa Senhora do Desterro, houve a demolição da capela original de Santo Antônio, para aumentar a área do cemitério. Porém, em 1931, foi erguido o novo templo. Situada em frente a um colégio tradicional do bairro, a igreja de Santo Antônio possui também uma creche.
    Entre muitas outras histórias sobre a igreja, moradores contam com nostalgia a famosa "festa da curva", na qual, segundo depoimentos , fechavam-se as ruas ao redor da igreja, oferecendo aos que frequentavam, brinquedos, leilões, maçã do amor, algodão doce, entre outras características típicas de festas de igreja. Um dos principais organizadores da festa da curva do Matoso, como era conhecida, foi Manoel Branco, figura ilustre de Campo Grande, grande incentivador das festividades esportivas, religiosas e culturais, que foi grande amigo da engenheira Elza Osborne, então chefe do distrito de obras. Hoje, ele é homenageado por um monumento no canteiro ajardinado da praça Alim Pedro. 
    Essa festa chegou a ser  incluída no calendário oficial de eventos e datas comemorativas da cidade do Rio de Janeiro, porém, atualmente, não se apresenta mais nos moldes tradicionais.

    Abaixo, uma imagem recente aproximada do local onde ocorria a festa da curva, na Avenida Cesário de melo.



10 comentários:

  1. Hoje estou com 65 anos, estudei no Nossa Senhora do Rosário e fui a muitas festas de Santo Antônio.
    Saudades...bons tempos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Obrigado pela visita ao blog. Com certeza, só quem viveu essa experiência é quem pode descrever melhor. Um abraço e visite o blog mais vezes.

      Excluir
  2. Gostaria muito de saber pq a Igreja de Santo Antônio está fechada....?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. Segundo fontes, a igreja passa por reformas. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  4. Tive o prazer de frequentar a festa enquanto ela existiu...Fui leiloeiro por anos na festa. Uma das coisas mais fascinantes que vivi... Aprendi muito sobre o conceito de comunidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Mauro. Grande privilégio seu. Memória viva. Muito obrigado pela visita ao blog.

      Excluir
  5. Fui à muitas festas na Curva do Matoso, av Cesário de Melo. Tempo Bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Que privilégio em ter participado dessas festas. Muito obrigado pela visita ao blog.

      Excluir
  6. Fiquei fora de campo grande por um bom tempo e quando minha filha foi estudar no Rosário eu tentei identificar onde era a festa da curva e na minha memória do tempo de criança ela era num lugar amplo em uma curva da cesário de melo fechava o trânsito da via , e quando relembrei que era ali em frente ao Rosário foi uma decepção para minha memória afetiva pq o espaço hj é minúsculo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Sérgio. Muito obrigado pela visita ao blog. O tempo é implacável. O tal progresso chega e muda tudo. Só ficam as lembranças. Um grande abraço.

      Excluir