quinta-feira, 14 de abril de 2016

O Clube dos Aliados

    Fundado em março de 1924, o Clube dos Aliados, ou "Clube da Águia", como também é conhecido, teve como seu primeiro presidente Marcelino de Andrade. Sua fundação se deu numa casa localizada na    Rua Augusto Vasconcelos, ficando ali resolvido que as cores do clube seriam preta e branca.
    No início, o clube concentrava suas atividades na Rua Viúva Dantas, no centro de Campo Grande, até a inauguração da atual unidade campestre, na Estrada do Mendanha, deixando o primeiro endereço como sede social.
    Abaixo, uma propaganda relembra o fato da mudança de sede do clube.




    Um momento muito importante na história do clube foi quando conquistou o supercampeonato juvenil de basquete, em 1948. Além disso, o clube revelou muitos atletas de basquete, com alguns tornando-se campeões, inclusive mundiais. Um grande exemplo foi Zenny de Azevedo, conhecido como "Algodão", que saiu dos Aliados e conquistou títulos nacional e mundial, além de medalhas em Jogos Olímpicos e Pan-americanos. Hoje, ele é homenageado dando nome ao Ginásio Algodão, no Centro Esportivo Miécimo da Silva.

4 comentários:

  1. Sou o Paulo aluno da CDM nunca pensei que esse clube era tao antigo

    ResponderExcluir
  2. Sou o Paulo aluno da CDM nunca pensei que esse clube era tao antigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Paulo, pouca gente deve saber dessa informação. Esse é o objetivo do blog: resgatar e manter viva a memória de Campo Grande. Um abraço.

      Excluir
  3. É muita falta de respeito com o clube.se hoje existe um clube de porte médio a lembrança é muito menor.joguei 2 anos pelo clube foi muito importante em minha juventude.hoje tenho o mesmo desprezo por tantos que nem conheciam o clube.

    ResponderExcluir