quarta-feira, 30 de março de 2016

A Taça de Prata é nossa

Fundado no dia 13 de junho de 1940, o Campo Grande Atlético Clube, conhecido também como galo da Zona Oeste, disputou seu primeiro jogo pelo estadual em 1962, no Maracanã, vencendo o Botafogo por 1x0. Uma observação: o mascote do clube, o galo, se deve ao fato de que o clube foi o 13° a se profissionalizar (ou será pelo fato de ter sido fundado no dia 13?). O número 13 representa o galo no jogo do bicho. Seu primeiro título foi o Troféu José Trócoli, em 1967, disputado por times que não haviam se classificado para o segundo turno do estadual.
Nesse período, figurava no elenco Dadá Maravilha, vendido ao Atlético Mineiro logo em seguida.



Porém, sua maior conquista aconteceu em abril de 1982, quando o clube conquistou a Taça de Prata, vencendo o CSA de Alagoas. Depois de perder a primeira partida por 4x3, na casa do adversário, o campusca venceu a segunda partida em casa por 2x1, forçando a terceira. Diante de um público de mais de 18.000 espectadores, no Ítalo Del Cima, seu estádio, o Campo Grande venceu o CSA por 3x0, sagrando-se campeão da Taça de Prata (equivalente à série B do brasileiro atualmente).
O estádio citado acima é um dos patrimônios do clube, inaugurado na década de 1960 e reinaugurado em 29 de outubro de 1978, em um jogo do clube contra o Flamengo. Situado na Rua Artur Rios, o estádio já teve capacidade para 25 mil torcedores, comportando atualmente 18 mil.
Depois da conquista, o clube passou o restante da década de 1980 oscilando no futebol carioca. No início da década de 1990, no ano de 1991, o clube conseguiu uma boa colocação no campeonato carioca, ficando em 5° lugar. Porém, em 1995, o clube caiu para a segunda divisão estadual, e de lá pra cá, até pouco tempo, alternando entre a segunda e a terceira divisões, deixando até de participar de qualquer divisão em alguns anos. Feliznente, o clube vem se reestruturando e conseguindo acessos no campeonato carioca, aspirando voltar aos seus melhores dias.


5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi meu nome é Pedro Fernandes aluno do CDM até hj n sabia q o time do Campo Grande ja foi campeão de alguma coisa tão Grande como a série b (grande para um time pequeno)

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Pedro. Pois é, o Campo Grande já foi um time importante de nossa região. Pena que está meio que abandonado atualmente. Um abraço e obrigado por visitar o blog.

    ResponderExcluir