sábado, 13 de fevereiro de 2016

A estação desativada João Ellis

Localizada entre as estações de Augusto Vasconcellos e Campo Grande (ramal Santa Cruz), a estação ferroviária João Ellis é um ramal desativado, próxima ao estádio Ítalo Del Cima. Essa estação foi aberta em função da sede do clube Campo Grande, e de seu estádio, Ítalo Del Cima, ficarem próximos a ela. Moradores locais pedem há algum tempo a reativação da estação, alegando demora de 20 a 30 minutos para chegarem até as outras duas estações, percorrendo em torno de 1 km até a estação mais próxima, além da presença de usuários de drogas no local. 
Também chamada de estação Ítalo Del Cima, devido a proximidade ao estádio, a estação João Ellis funcionava, com maior frequência, quando havia partidas de futebol no estádio mencionado. Após o rebaixamento do clube no campeonato carioca, o movimento na estação e no estádio caiu consideravelmente, levando ao fechamento da estação.
Criada na década de 1960, a estação foi desativada há aproximadamente 20 anos, ocasionando um problema para os moradores da localidade, uma vez que Campo Grande e áreas adjacentes apresentam um grande crescimento populacional nas últimas décadas. 
Da antiga estação, sobraram as escadas, representando a degradada estrutura de concreto que se encontra no local atualmente.

4 comentários:

  1. Vivendo e aprendendo, jamais supus a existência de uma estação entre Cpo. Grande e Sen. Augusto Vasconcellos. Por acaso saberiam dizer se João Ellis, que empresta o nome à estação, tem algum parentesco com Olinda Ellis, já mencionada em outro artigo deste blog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Fernando. Não sei exatamente essa informação. Pesquisarei e postarei no blog. Muito obrigado pela visita ao blog. Um grande abraço.

      Excluir