Por muitas décadas, era uma tradição na semana do 07 de setembro, independência do Brasil, alguns bairros do Rio de Janeiro (assim como em boa parte do Brasil) serem palcos dos populares desfiles cívicos, com as escolas se apresentando, representadas por seus alunos, professores, diretores e afins, ao lado de entidades, autoridades e grupos locais, carregando símbolos nacionais, percorrendo ruas, com bandas marciais, exaltando o respeito e o orgulho pela pátria. O desfile cívico, além de celebrar a independência do Brasil, também promove uma reflexão sobre a identidade nacional, possibilitando perceber nossa riqueza cultural e tudo mais que o Brasil nos oferece.
E o bairro de Campo Grande já foi ponto de inúmeros desfiles cívicos. Abaixo, duas imagens de desfiles cívicos na região, no que é hoje o Calçadão, entre as décadas de 1950 e 1960, com o tema: "Mocidade do Sertão Carioca, confirma a sua fé e esperança na grandeza do Brasil". Lembrando que à época, bairros como Campo Grande e outros da Zona Oeste eram conhecidos como Sertão Carioca, ou Zona Rural.
Fonte das imagens: Face Historias desconhecidas/Projeto Cante Rubinho Effe.
Por um tempo, essa tradição veio diminuindo, com menos presença de escolas e até de datas, porém nunca se apagando. Prova disso é que nesse ano de 2025, o bairro recebeu mais uma vez esse legado que atravessa gerações, na rua Campo Grande, mantendo a tradição de pé.
Abaixo, algumas imagens do desfile 2025.
Fotos extraídas de vídeo de Instagram Campo Grande meu país.
Assim, que as futuras gerações mantenham viva a memória, dando continuidade aos eventos e costumes de nosso bairro e de nosso país, mantendo firmes os valores e os conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário