quarta-feira, 5 de junho de 2024

Dia mundial do Meio Ambiente

 No dia 05 de junho é comemorado o dia mundial do Meio Ambiente. A data foi criada pela ONU em 1972, na Conferência de Estocolmo, quando iniciou-se uma mudança no modo de tratar as questões ambientais mundiais, sendo também estabelecidos princípios para orientar a política ambiental de todos os países. 

O dia é reservado para reflexões sobre a preocupação com os problemas ambientais, as mudanças climáticas já tão alarmantes, atingindo muitas regiões do planeta, inclusive o Brasil. Entre alguns dos principais problemas ambientais que encontramos atualmente estão as frequentes queimadas e os desmatamentos, o uso de combustíveis fósseis em excesso, o acúmulo de lixo, entre outros. As consequências já são visíveis, com secas e calor excessivo em algumas regiões, e catástrofes de chuvas torrenciais e alagamentos em outras. 

Uma ação simples que pode amenizar o problema é plantio e conservação de árvores 🌳.  Várias espécies são de simples plantio, não demandando de grandes recursos.

No bairro de Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, principalmente entre os meses de maio a setembro, muitas espécies de ipês são avistadas pelas localidades do bairro. O nome origina-se do tupi, e significa "casca dura". Os indígenas utilizava a madeira do Ipê para a produção de arcos de caça e defesa, sendo uma árvore densa, forte e de grande durabilidade. 

Os ipês são conhecidos por sua beleza e exuberância das flores. São espécies caducifólias, aquelas que perdem as folhas, as quais são substituídas por cachos de flores com cores intensas. Essas flores caem durante a semana, cobrindo o chão com sua cor. São típicas de climas mais quentes, mas com inverno seco e ameno, típico do Rio de Janeiro. Podem se apresentar nas cores rosa, roxo, branco e amarelo. 

Foto: Lucas Xavier. 

Acima alguns exemplares de Ipê-rosa, no bairro de Campo Grande, dando cor à paisagem do local. Enquanto o Pau-Brasil é considerada a árvore nacional, o ipê pode ser a flor nacional.


2 comentários:

  1. No passado, era possível ver muitos ipês rosas na Serrinha da Posse. Hoje, avistamos apenas três ou quatro ipês amarelos. Na Estrada da Posse, na entrada do bairro Amanda, ainda temos alguns ipês rosas. E, do outro lado da pista da mesma estrada, temos alguns Ipês Brancos, em frente a terrenos baldios. Infelizmente, sabemos o que ocorrerá quando os terrenos receberem prédios comerciais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite, meu amigo. Eu plantei alguns numa praça em frente a minha casa. Mas seria bom se mais moradores tivessem essa iniciativa. Aí poderíamos proporcionar ares melhores para nossa região. Um grande abraço

      Excluir