quinta-feira, 18 de novembro de 2021

19 de novembro - Dia da bandeira

 

No dia 19 de novembro comemora-se o dia da bandeira nacional. É considerada o primeiro dos símbolos nacionais, seguida pelo Hino nacional, pelas Armas Nacionais e pelo Selo Nacional. Por muito tempo, foi uma tradição nas escolas hastear a bandeira nacional e cantar o hino da mesma.
A bandeira da República Federativa do Brasil é a antiga bandeira imperial com algumas modificações. A do império era composta de um paralelogramo verde, apresentado um losango de ouro no centro, com um escudo, em campo verde, contendo a esfera armilar de ouro, atravessada pela Cruz da Ordem de Cristo. Também possuía dois ramos, um de fumo, outro de café.
A República substituiu o escudo pela esfera, mantendo as cores azul e branca. A Cruz da Ordem de Cristo foi substituída pelo Cruzeiro do Sul. Cortando a esfera, uma faixa branca. Sobre ela, a legenda "Ordem e progresso", de influência positivista. Na esfera, estão as estrelas que, com a constelação do Cruzeiro, representam os estados e o Distrito Federal. 
As estrelas representam as nove constelações que podiam ser vistas no céu da então capital do Brasil à época, cidade do Rio de Janeiro, no dia 19 de novembro de 1889, por volta das 8 e 30. A estrela isolada não representa o Distrito Federal, como muitas pessoas pensam, mas sim o estado do Pará, pois era o maior território brasileiro acima da Linha do Equador, enquanto Amapá e Roraima ainda não eram estados.
O hino à bandeira nacional foi escrito por Olavo Bilac e a música é de Francisco Braga.

"Salve, lindo pendão da esperança!
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança 
A grandeza da pátria nos traz..."



4 comentários:

  1. Palmas, palmas, palmas... Muitas palmas para a nossa bandeira!

    ResponderExcluir
  2. Lembro bem que nas escolas nos reuníamos no pátio para hastear a bandeira e cantar o hino. Uma pena que nossas crianças não aprendam mais a valorizar os símbolos nacionais.

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite, minha amiga. Também lembro-me de cantar o hino da bandeira e hasteá-la. Bons tempos de valorização dos símbolos nacionais. Muito obrigado pela visita ao blog. Um grande abraço.

    ResponderExcluir