As imagens abaixo são de Ipês-rosa, no bairro de Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O primeiro é na localidade do Novo Horizonte, e o segundo nas proximidades de Vila Nova. A espécie é originária da Bacia do Paraná, florescendo abundantemente entre os meses de junho a agosto (alguns apontam para o final da primavera), preferindo climas Tropical e Subtropical, ou um pouco mais quentes, porém com invernos secos e amenos, incluindo a cidade do Rio de Janeiro. Ocorre no bioma de Mata Atlântica (caso do Rio de Janeiro), além de outros. É bom lembrar que a questão do período de flores pode variar de acordo com a localidade, além da influência de períodos mais secos ou chuvosos, e mudanças climáticas.
Sua madeira é valorizada, constando um longo período na história de uso humano.
É ideal para áreas isoladas, ou como paisagismo, dando um toque visual especial às avenidas, canteiros, praças, bairros, ruas, entre outros. Além disso, o Ipê rosa é recomendado para a questão de recuperação de vegetações e ecossistemas degradados, auxiliando no resgate da vegetação local.
Fotos: primeira: Lucas Xavier
Nesses meses citados, vários desses são avistados no bairro de Campo Grande, como os das fotos abaixo.
E assim, o bairro que já foi dos laranjais também tem seus meses de Ipê-rosa. É a natureza dando seu show no antigo Sertão Carioca.
Fotos: primeira: Lucas Xavier
Segunda: Carlos Eduardo
Nenhum comentário:
Postar um comentário