segunda-feira, 31 de maio de 2021

Acabou a luz? Acende o lampião!

 "Ontem faltou água, anteontem faltou luz. Teve torcida gritando quando a luz voltou". Esse trecho de uma canção da Legião Urbana retrata um pouco de minha infância, quando a luz elétrica faltava. E aí, quando a luz voltava, era aquela euforia nas casas, com as pessoas comemorando como se fosse um gol do Brasil em Copa do Mundo. 

Só que além da queda de luz e da vibração das pessoas com a sua volta, uma outra lembranca vem à cabeça com relação a esse assunto. É que na casa de meus pais tinha (e tem até hoje) um lampião "movido" a querosene. Quando faltava a luz, meus pais "acionavam " o tal lampião, acendendo-o e iluminando aquele ambiente até que a luz voltasse. E o legal é que quando alguém precisava fazer algo importante em outro cômodo, levava o lampião junto.

Com certeza, esse objeto do passado fez parte de minha infância, guardado em minha memória, e ainda preservado por minha mãe, como mostra a foto abaixo.


Hoje temos lanterna no smartphone, luz de emergência e não vejo mais aquela inocente vibração quando a luz volta a funcionar (nem com os gols do Brasil em Copa do Mundo). Coisas do progresso. Mas o lampião continua lá, firme e forte. Hoje obsoleto, praticamente sem uso, mas item cobiçado por colecionadores e representando uma época de nossa história.

I


2 comentários:

  1. Excelente esse registro histórico de um tempo que já passou. Mas que ainda permanece vivo em nossas memórias. No meu tempo de infância e adolescência também usávamos o lampião quando a faltava luz. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, meu amigo. Muito obrigado. Grato por mais um comentário e visita sua em meu blog. Um grande abraço.

    ResponderExcluir