segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Um "milagre " de Nossa Senhora Aparecida em Campo Grande

 


Dia 12 de outubro, dia das crianças e dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada a Padroeira do Brasil.  Sua história remete ao ano de 1717, quando uma imagem quebrada apareceu na rede de três pescadores, no Rio Paraíba do Sul. Para os fiéis, ali aconteceu o primeiro milagre da Santa, quando conta -se que a pescaria estava péssima e só depois que a santinha decapitada foi encontrada é que os peixes começaram a aparecer e a pular dentro da rede, parecido com o milagre bíblico da pescaria de Pedro. A partir daí, segundo a visão dos fiéis, teve início uma série de milagres, com a construção de uma capela, mais tarde a grande basílica e uma cidade em São Paulo praticamente voltada à sua devoção, Aparecida do Norte. 

E não é que algo inusitado relacionado à Nossa Senhora Aparecida, que para muitos é considerado um milagre, aconteceu no bairro de Campo Grande!?

No ano de 2011, ocorreu um grande incêndio no Mercado São Braz, centro do bairro.  O incêndio atingiu várias lojas, incluindo a do Recanto Religioso. Nessa loja, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida foi resgatada no meio de muitos destroços.

Segundo Filomena da Conceição, dona do estabelecimento: "A loja estava no chão, só tinha ferrugem e perda total. Quando meu genro encontrou a imagem, chorei. Acho, sim, que foi um milagre", contou a Dona, em entrevista ao Globo/Extra Zona Oeste, 2012.

A imagem foi encontrada embaixo dos escombros, tendo que substituir apenas o seu manto, mas o restante praticamente intacto.

A imagem da Padroeira do Brasil encontra-se atualmente na prateleira do estabelecimento, próxima a um cartaz com a frase: "A única imagem que restou do incêndio ".

Ainda segundo Dona Filomena, na mesma entrevista já citada, ela afirma: "Botei a mensagem para as pessoas saberem que ela existe. E que é poderosa. Não posso nem falar muito porque me emociono.".

Acreditando ou não, essa foi mais uma história daquela que possui o segundo maior templo do mundo e que ao vê-la (mesmo aqueles que não se identificam), se reflete um retrato do Brasil, com sua imagem triangular e com seu manto azul.

E assim, das águas do Rio Paraíba do Sul ao fogo do Mercado São Braz, essa foi mais uma história (ou milagre?) atribuído à Padroeira do Brasil. 

Fonte consultada: Jornal Extra Zona Oeste, 24 de novembro de 2012.
Primeira foto: Jornal Extra Zona Oeste, 2012.
Segunda foto: Carlos Eduardo de Souza. 


4 comentários:

  1. Um importante registro histórico para essa data! Parabéns professor pela lembrança! Posso postar no Saiba História?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, meu amigo. Claro que pode postar. Você é da casa. Rsrs. Muito obrigado. Um grande abraço.

      Excluir
    2. Linda história a ser relembrada. Já havia esquecido do incêndio.

      Excluir
    3. Boa noite. Muito obrigado pela visita ao blog. Um grande abraço.

      Excluir