Dia 12 de outubro, dia das crianças e dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada a Padroeira do Brasil. Sua história remete ao ano de 1717, quando uma imagem quebrada apareceu na rede de três pescadores, no Rio Paraíba do Sul. Para os fiéis, ali aconteceu o primeiro milagre da Santa, quando conta -se que a pescaria estava péssima e só depois que a santinha decapitada foi encontrada é que os peixes começaram a aparecer e a pular dentro da rede, parecido com o milagre bíblico da pescaria de Pedro. A partir daí, segundo a visão dos fiéis, teve início uma série de milagres, com a construção de uma capela, mais tarde a grande basílica e uma cidade em São Paulo praticamente voltada à sua devoção, Aparecida do Norte.
E não é que algo inusitado relacionado à Nossa Senhora Aparecida, que para muitos é considerado um milagre, aconteceu no bairro de Campo Grande!?
No ano de 2011, ocorreu um grande incêndio no Mercado São Braz, centro do bairro. O incêndio atingiu várias lojas, incluindo a do Recanto Religioso. Nessa loja, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida foi resgatada no meio de muitos destroços.
Segundo Filomena da Conceição, dona do estabelecimento: "A loja estava no chão, só tinha ferrugem e perda total. Quando meu genro encontrou a imagem, chorei. Acho, sim, que foi um milagre", contou a Dona, em entrevista ao Globo/Extra Zona Oeste, 2012.
A imagem foi encontrada embaixo dos escombros, tendo que substituir apenas o seu manto, mas o restante praticamente intacto.
A imagem da Padroeira do Brasil encontra-se atualmente na prateleira do estabelecimento, próxima a um cartaz com a frase: "A única imagem que restou do incêndio ".
Ainda segundo Dona Filomena, na mesma entrevista já citada, ela afirma: "Botei a mensagem para as pessoas saberem que ela existe. E que é poderosa. Não posso nem falar muito porque me emociono.".
Acreditando ou não, essa foi mais uma história daquela que possui o segundo maior templo do mundo e que ao vê-la (mesmo aqueles que não se identificam), se reflete um retrato do Brasil, com sua imagem triangular e com seu manto azul.
E assim, das águas do Rio Paraíba do Sul ao fogo do Mercado São Braz, essa foi mais uma história (ou milagre?) atribuído à Padroeira do Brasil.
Fonte consultada: Jornal Extra Zona Oeste, 24 de novembro de 2012.
Um importante registro histórico para essa data! Parabéns professor pela lembrança! Posso postar no Saiba História?
ResponderExcluirBom dia, meu amigo. Claro que pode postar. Você é da casa. Rsrs. Muito obrigado. Um grande abraço.
ExcluirLinda história a ser relembrada. Já havia esquecido do incêndio.
ExcluirBoa noite. Muito obrigado pela visita ao blog. Um grande abraço.
Excluir