quarta-feira, 6 de novembro de 2019

A origem do Campo Grande Atlético Clube

   O bairro de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, é representado no futebol pelo Campo Grande Atlético Clube. A história do clube remonta ao ano de 1908, ano da fundação do antigo Campo Grande Athletic Club, que disputava os campeonatos da Liga Metropolitana. Mais tarde, remanescentes desse clube criaram o Club Sportivo Campo Grande. Na década de 1930 o clube foi extinto, porém continuando o ideal da região de ter um representante no futebol.
     Voltando ao ano de 1916, um time chamado Paladino (não confundir com o outro Paladino, já existente na época no centro do Rio) estreou na localidade. O primeiro campo alugado localizava-se na rua Augusto Vasconcelos, tendo como primeiro presidente o Doutor Mário Barbosa, que tinha como objetivo a mudança do nome do clube para Campo Grande. 
    Na década de 1920 houve a fusão do Campo Grande Football Club com o Paladino Football Club, dando origem ao Campo Grande Athletico Club. Em 1926, o clube conquistou o Torneio Início do Rio de Janeiro, tradicional competição que durava um dia, numa espécie de abertura do campeonato regional. Em 1928, sagrou-se campeão da Liga Metropolitana, com um time que contava com jogadores como Modesto, Nauta, Nilo e Orlandini. Com a conquista, despertou-se olhares com mais atenção ao então sertão carioca.
      Porém, após esses triunfos veio a fase da decadência, com o time se desfazendo. Dez anos mais tarde voltou o pensamento local de possuir um time que representasse a localidade. Agora aproveitou-se a sede de um tradicional clube do bairro, à época localizado na rua Coronel Agostinho: Sociedade Musical Dez de Maio. Assim fundou-se oficialmente o Campo Grande, tendo como presidente Pedro Borim. O campo utilizado ficava na rua Campo Grande. Logo em seguida filiou -se à Federação Metropolitana de Futebol.
     Em 1945, cinco anos após a fundação,  que ocorreu em 13 de junho de 1940, sob a presidência de Helton Veloso, o clube passou a se localizar num terreno de propriedade do Coronel Artur Rios, comprado com a ajuda de Alfredo Del Cima, sobrenome que é homenageado no estádio do campusca: Ítalo Del Cima. 
     Depois de disputar por muitos anos o Departamento Autônomo, na década de 1960 o clube entra na fase de profissionalização. Em 1961 foi entrega à Federação de futebol do Rio de Janeiro o pedido de inscrição, através de João Ellis Filho. Em 1962 já estreava entre os grandes do Rio. 
     O Campo Grande conquistou 2 campeonatos do Departamento Autônomo, em 1953 e 1959, um Troféu José Trócoli, em 1967, entre outros títulos, como série de acesso do futebol carioca e torneios amistosos. Porém, o título mais importante do clube ocorreu em 1982, com a conquista da Taça de Prata, correspondente à série B do campeonato brasileiro. Além disso, chegou a ser vice de um Torneio Início do Rio de Janeiro em 1963, semifinalista da Copa São Paulo de futebol Júnior, em 1974, e obteve sua melhor colocação no campeonato carioca em 1991, ficando em quinto lugar. O clube também se orgulha de dois campeonatos cariocas femininos conquistados, em 2004 e 2008. 
     


Fontes consultadas:  Jornal Patropi, 1983.
Jornal O Imparcial, 18 de maio de 1924.

      

17 comentários:

  1. Excelente matéria! Muito bom conhecer mais sobre nosso bairro e, no caso, também sobre este clube que nos representa. Parabéns pela publicação!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,Guilherme. Tudo bem? Muito obrigado pela visita ao blog. Continue visitando-o sempre que puder.Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a matéria!!! Tenho certeza q se ouvesse uma ajuda macissa do comércio e industria de todo o bairro,tenho certeza q o clube estaria em melhor condições!!Mas nunca é tarde para começar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita ao blog. É isso aí! A população de Campo Grande tem que se unir em prol da volta do campusca à elite do futebol carioca. Um grande abraço.

      Excluir
  4. Parabéns ! Por nos fazer este resumo para que os mais novos conheçam o Campo Grande que fez parte da nossa vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Esse é o objetivo: resgatar a memória não só do clube, mas de todo o bairro de Campo Grande. E com certeza o Campusca sempre fará parte de nossas vidas. Um grande abraço.

      Excluir
  5. Fico feliz que ainda há valorosos historiadores que peswuisam a história dos clubes pequenos, nas de muito valor da nossa cidade. Paeabéns!!! Salve o Xampusxa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, meu amigo. Agradeço também a visita ao blog. Um grande abraço.

      Excluir
  6. Fico feliz que ainda há valorosos historiadores que peswuisam a história dos clubes pequenos, nas de muito valor da nossa cidade. Paeabéns!!! Salve o Xampusxa.

    ResponderExcluir
  7. Olá, meu nome é Julio, me deparei com o seu blog e que interessante.
    O jogador Nauta que você menciona foi o meu avô, pai da minha mãe. E como curiosidade ele era também funcionário da Light, mas, não jogava na Viação Excelsior...kkkk. Como no blog não tem um uma forma de contato estou postando aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Júlio. Que bacana o seu relato! Fico feliz que de alguma forma meu artigo tem ligação com sua família. Muito obrigado pela visita ao blog. Um grande abraço.

      Excluir
  8. CAMPO GRANDE JÁ ERA NUNCA MAIS VAI VOLTAR AO QUE ERA ANTES !! E ESTA NO SEU LUGAR : PORQUE VENDIA RESULTADOS . PERDIA DE PROPOSITONO PASSADO !! CAMPO GRANDE AC É DA REGIÃO AONDE TEM OS MAIORES CRAQUES DO BRASIL HOJE EM 2021 . POR ISSO NUNCA VAI SER GRANDE . PORQUE FEDERAÇÃO E CBF . E CLUBES CHAMADOS RICOS E GRANDES DO RIO DE JANEIRO . NÃO IRAM DEIXAR . A ZONA OESTE É A GRANDE REGIÃO DE CRAQUES DO RIO DE JANEIRO . E OS CLUBES DA REGIÃO ZONA OESTE NÃO PODEM CRESCER SI NÃO IRAM DOMINAR O FUTEBOL CARIOCA E BRASILEIRO . NA ZONA OESTE ESTA A GRANDE FABRICA DE CRAQUES DO BRASIL DESDE 1950 ATÉ HOJE 2021 . CAMPO GRANDE AC FOI CORRUMPIDO PELA MAFIA DOS RESULTADOS VENDEU RESULTADOS . PERDEU DE PROPOSITO . PERDEU CREDIBILIDADE E HONRA !! MORREU PELO VIRUS DA CORRUPÇÃO E GANANCIAS DE MAFIOSOS BANDIDOS . QUE SI METEM EM FUTEBOL PARA GANHAR DINHEIRO E MAIS NADA !! ACABOU O CAMPO GRANDE AC . E SI CRESCER VAI VENDER RESULTADO DENOVO . ASSIM É O RIO DE JANEIRO E O FUTEBOL CARIOCA . CAMPO GRANDE , BANGU , MADIREIRA , OLARIA , BONSUCESSO , ETC.... NUNCA IRAM CRESCER PARA NÃO TOMAR O LUGAR DE UM FLAMENGO - FLUMINENSE , BOTAFOGO , VASCO . O PROBLEMA NÃO ESTA NA ZONA OESTE ESTAS NOS OUTROS CLUBES MAFIOSOS FEDERAÇÃO CARIOCA E CBF . A ZONA OESTE É A MAIOR FABRICA DE CRAQUES DE FUTEBOL DO BRASIL . POR ISSO NÃO PODE TER UM TIME FORTE . SINÃO ACABOU OS GRANDES CLUBES DO RIO DE JANEIRO E DO BRASIL !!! TUDO MAFIA , DINHEIRO , CORRUPÇÃO , BANDIDAGEM !!

    ResponderExcluir