terça-feira, 7 de agosto de 2018

Campo Grande é Punk

Imagem. SKBPunk Label - Full Album

    O movimento Punk Rock chega ao Brasil praticamente entre o final dos anos 1970 e início dos anos 1980, influenciado por bandas inglesas consideradas gêneses do estilo, como The Clash, Sex Pistols, entre outras, surgidas na metade dos anos 1970. Caracterizado por expressões de contracultura, rebeldia, calças rasgadas e visual "afrontador", esse estilo musical e de comportamento influenciou o movimento Rock Brasil 80, como o Aborto Elétrico, de Renato Russo, que mais tarde daria origem a duas bandas: Legião Urbana e Capital Inicial.
    Com um som mais "cru" e "seco", sem se preocupar com acordes e melodias bem elaboradas, o Punk Rock brasileiro teve representatividade em algumas bandas como Inocentes, Cólera, Garotos Podres, entre outras, e no repertório de outras não consideradas punks, como a música "Polícia", do Titãs, "Veraneio Vascaína", do Capital Inicial (música que fora do Aborto Elétrico), algumas do álbum "Que País é este", do Legião, entre outras.
   Localizada no bairro de Campo Grande, Zona Oeste do Rio, a tradicional Pista de Skate de Campo Grande é considerada um dos locais que deram início ao movimento Punk Rock no Rio de Janeiro, por volta dos anos 1981 e 1982.
    Em entrevista a um documentário sobre o movimento Punk Rock no Brasil, o antropólogo e pesquisador musical Hermano Vianna cita que a Pista de Skate de Campo Grande teve uma importantíssima participação no tal movimento, já que a praça reunia alguns "meninos" ligados ao estilo musical e ao esporte radical citado. Um deles, conhecido como Lúcio "Punk" Flávio, era baterista da banda de Punk Rock Coquetel Molotov, e se tornou um dos principais skatistas do Brasil, ao lado de Tatu, que também pertenceu à banda. Os dois, inclusive, conquistaram os campeonatos nacional e internacional de skate. A banda chegou a impressionar até o já citado vocalista da Legião Urbana, Renato Russo, que tornou-se amigo dos integrantes do Coquetel Molotov.
    Depois da dissolução da formação original, em 1984, a banda se reestruturou baseada em uma outra banda, chamada Diário de Bordo, do Méier, e por lá se apresentaram por muitas vezes, principalmente num local denominado Dancy Méier. A banda chegou também a se apresentar no famoso Circo Voador.
    Porém, por ser considerada uma banda underground, e por isso ser mal vista pelas gravadoras, o Coquetel Molotov não chegou a gravar LP ou CD, existindo apenas reproduções de fitas cassetes/rolo convertidos para CDs, nas mãos de alguns poucos colecionadores.
    A Pista de Skate de Campo Grande, inaugurada em 1979, já foi considerada uma das mais modernas da América Latina, sendo palco de competições do esporte e apresentações de bandas alternativas. Entretanto, o local passou por um período de abandono, com aparência ruim, com poucos atrativos, sendo revitalizada e reinaugurada em 2016, com aspecto e visual renovados, feira artesanal e participação da população com atividades ambientais no entorno da pista.

5 comentários:

  1. Muito bacana saber essa história. Sou morador recente de Campo Grande. Infelizmente o lendário Tatu morreu em um assalto em meados dos anos 2000. Coquetel Molotov é uma banda lendária do undere carioca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Muito obrigado pela visita ao blog. É... Campo Grande tem espaço pra todos os ritmos musicais. Inclusive o punk rock. Um grande abraço.

      Excluir
  2. Boa noite! Estou escrevendo o meu trabalho final de curso sobre a posta de skate de CG e estou fazendo a captação de qualquer material da localidade, sejam fotos, objetos, qualquer coisa! Gostaria de saber se você possui algum material no qual eu poderia digitalizar para incoporrar em minha pesquisa! Aguardo o retorno...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite, meu amigo. Desculpe a demora, mas não sei por qual motivo, seu comentário aparecia como spam. Aí não conseguia te responder. Mas quanto a sua pergunta, você pode utilizar meu matéria do blog. Tem muitos artigos. E tenho também alguns pessoais e livros publicados. Qualquer coisa, é só chamar. Agora responderei rápido. Rsrs. Um abraço.

      Excluir