sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Campo Grande: o bairro mais populoso do Brasil?

Imagem. Fonte: www.chaourbano.com.br

    Campo Grande, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, é um dos  mais prósperos do município na atualidade. Além disso, também é conhecido por ser o mais populoso da cidade, com 336.484 habitantes (2015). Não chega a ser um dos mais povoados, já que aí se trata de densidade demográfica, ou número de habitantes por Km2. 
    Porém, segundo o blog Geofision, em "Mar de gente", o bairro carioca não só é o mais populoso do Rio, mas também do Brasil. É bom lembrar que os bairros pesquisados são os oficiais, criados pelas prefeituras para a administração dos municípios, sendo o IBGE responsável de divulgar a delimitação dos bairros brasileiros.
    Abaixo, a lista dos dez bairros mais populosos do Brasil, segundo o blog Geofision.
    Imagem. Fonte: Blog Geofision
   
    Assim, segundo este levantamento, Campo Grande justifica seu nome, sendo grande em extensão, e inclusive, de população, podendo ser confundido com uma verdadeira cidade, com estruturas ou características (em alguns sentidos) que chegam a ser mais destacadas do que as de algumas capitais de estados do Brasil. Não à toa, em 1968, o bairro recebeu o título de "Cidade honorária", recebido pelo então estado da Guanabara, comprovando, já naquela época, a dimensão (não só física) de destaque do bairro.
   

6 comentários:

  1. Encontrei o seu blog. Acho muito importante termos o conhecimento da criação do lugar onde moramos. Eu não sou daqui, nasci em Bangu, mas sempre tive forte ligação com Campo Grande, pois eu vinha com ela, quando menino, ir a consultas médicas aqui em Campo Grande, e, mais tarde, em 1981, vim morar em definitivo, porque a minha esposa exerce a profissão de dentista aqui desde 1976.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, meu amigo. Que bom que você achou o blog. Muito obrigado pela visita. Volte sempre.

      Excluir
  2. Campo Grande 104KM
    Santa Cruz 123,1KM (segundo o Wikipédia santa cruz tem 125KM)
    santa cruz é maior que campo grande? estou com essa dúvida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Campo grande é o maior demográfica mente.
      O que significa a maior população n a maior área em quilômetro quadrado..
      Fora que campo grande perdeu Perdeu território pq foi dividido.. Realengo, St cruz, Bangu.... Tudo isso era campo grande antes.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Isso significa que vc n leu nada do a estava escrito acima. O texto fala de um bairro, n de uma cidade! Leia antes, comente depois 👆🤦

      Excluir