segunda-feira, 14 de agosto de 2017

O Comendador da Zona Oeste

    "Comendador é aquele que recebe uma condecoração honorífica de ordem militar, política ou eclesiástica, sendo agraciado com um benefício. Assim, o título é oferecido às pessoas que se destacam por ajudar a engrandecer a sociedade, seja por trabalhos ou influências sociais, econômicas e políticas."
    O bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, entre outras figuras ilustres da região, foi testemunha da presença de um grande comendador: o Comendador Sofia. Nascido em Portugal, Serafim Moreira da Silva ficou conhecido como Comendador Serafim Sofia. Comendador porque recebeu esse título do Papa, por ter prestado serviços à igreja; Sofia, por ser devoto de Santa Sofia, devoção esta relacionada à uma promessa que teria feito por escapar de um naufrágio, segundo fontes.

Foto. Fonte: biblioteca cm gondomar. pt

    Inclusive, ele foi o responsável pela construção da igreja de Santa Sofia, em Cosmos, como pagamento da tal promessa.

Foto. Igreja de Santa Sofia em Cosmos há muitas décadas. Fonte: Livro Tricentenário de Campo Grande (Poema histórico) - Serafim Sofia (do Instituto Campograndense de Cultura).
 
    O também escritor e joalheiro Serafim Sofia foi benemérito de Cosmos, sendo samba-enredo de 2008 do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Cosmos, escola de samba que, inclusive, ele mesmo ajudou a fundar em 1948. Foi fundador também do Esporte Clube (Sporte Club) Rosita Sofia, conhecido como o time do Comendador, com o estádio recebendo o nome de Serafim Sofia. O nome do clube, provavelmente, foi inspirado na patrona do clube, a sua filha Rosa Moreira Sofia (Rosita, na intimidade). Porém, o clube não possuía uma boa fama, pois era considerado quase um saco de pancadas dos campeonatos do Departamento autônomo da Federação Metropolitana de Futebol, então Distrito Federal (Rio de Janeiro).
 
Foto. Fonte: cacellain.com.br/blog

    Um de seus filhos foi o famoso morador de Campo Grande, Adelino Moreira, autor de vários sucessos interpretados por grandes cantores, como "A volta do boêmio", "Negue", "Fica comigo esta noite" e uma saudando o bairro de Campo Grande e adjacências, "Meu bairro". Nesta última, há uma estrofe em que é citado o clube do comendador: 
    "Campo Grande, Rosita Sofia,
     Cosmos do meu coração..."
    O comendador tem em seu "currículo" vários feitos importantes: em 1945 instituiu a campanha "copo de leite e pão com manteiga", abrangendo as crianças de Cosmos; em 1946, manda construir a Escola Rosita Sofia; também constrói um posto de saúde.

Foto: Escola primária Rosita Sofia, no dia de sua inauguração, na Rua Guarujá, 16 - Cosmos.
Fonte: Livro Tricentenário de Campo Grande - Serafim Sofia

    Como já citado, o também escritor Sofia publicou obras muito interessantes, como o "Tricentenário de Campo Grande (Poema histórico), no qual o Comendador descreve o bairro de Campo Grande, a Zona Oeste, figuras importantes da região, entre outros pontos, com uma poesia elegante de tirar o chapéu.


     Em uma matéria do Jornal dos Sports, de 20 de setembro de 1945, destaca-se a figura do Comendador Serafim Sofia, o qual foi entrevistado em  Cosmos, envolvido em vários empreendimentos na região. Um dos trechos da entrevista destaca: 
    "Diante do que vem sucedendo, precisávamos satisfazer a curiosidade dos nossos leitores e dos amigos e admiradores do Comendador Serafim Sofia(...)Lá chegados (em Cosmos), uma agradável surpresa nos aguardava. Aquele subúrbio atraente, bucólico, que conheceramos há alguns meses atrás, por ocasião do almoço oferecido pelo Comendador Serafim Sofia à crônica esportiva, escrita e falada na cidade(...)Surgindo aos olhos deslumbrados dos visitantes como uma cidade em construção. Tudo se agita febrilmente numa ânsia incontida de progresso..."
    Nesse mesmo trecho, a matéria destaca uma praça "caprichosamente" traçada, uma outra praça, a de esportes do E.C. Rosita Sofia, a igreja de Santa Sofia e um palacete, tudo isso sob a "tutela" do Comendador. Em outro trecho da mesma matéria, o jornal destaca a figura importante do comendador "consagrado industrial e desportista luso-brasileiro, que, no intuito de incentivar a produção industrial nacional, resolveu prestigiar a Frigoríficos Brasil S/A, inscrevendo-se como um de seus incorporadores."
Foto. Fonte: memorias.bn.br

    Uma viação que por muito tempo foi referência na Zona Oeste, extinta em 2010, teve seu nome ligado ao Comendador: a empresa de transporte urbano Santa Sofia. Inaugurada em 1963, tendo um dos sócios-fundadores Agostinho Gonçalves Maia, que se tornaria um dos grandes empresários do ramo, a empresa chegou a ser considerada uma das maiores empresas de ônibus do município do Rio de Janeiro. 
 Foto ônibus Santa Sofia. Fonte: Cia de ônibus - Acervo Sydney Junior

    Em seu livro "Tricentenário de Campo Grande (Poema histórico)", Serafim Sofia descreve que mesmo não sendo o dono nem fundador, o seu envolvimento com a empresa sempre foi forte:
    "De ano a ano, ao sexto dia de dezembro
     eu, que pouco tinha a ver com a jogada, 
    convidava alguns da Empresa, inda me lembro, 
    e era um tal de se almoçar bacalhoada. 
    Da Empresa não cheguei nunca a ser membro, 
    porém, lembro que quando ela foi fundada 
   convidado eu fui pra ser seu Presidente 
   e não quis porque julguei-me incompetente."  Pag. 122

    Ainda sobre o livro, o comendador ressalta sua devoção à Santa Sofia, fazendo relação desta com a empresa de ônibus:
    "Ao fundar-se a Viação Santa Sofia
     fez-se em Cosmos o seu ponto de seção
     bem em frente à nossa igreja, porque havia
     pra fazê-lo um bom motivo - alta razão...
     É que a Santa desse templo era a Sofia
     que o seu nome honrado teve na Viação
    sendo a igreja em tempos idos construída
    por alguem que amou seu nome toda a vida." Pag.120

Um aniversário da Viação Santa Sofia festejado em casa do Comendador Serafim Sofia. Dona Elza escuta ler uma poesia de autoria de Serafim Sofia. Tricentenário de Campo Grande. Pag. 121
    
    Carismático, empreendedor, poeta, entre outras qualidades, Serafim Sofia era querido por muitos, fato comprovado em seu próprio livro, em que, Amy Barbosa Costa, em um gesto de apreciação pelo Comendador, descreve: 
    "Comendador Serafim Sofia, alegria de muitos, amigo de todos, o mundo acabou aprendendo a render homenagens aos homens de valor, tenha pois a certeza, que nossa área, de coração na mão, também sabe reconhecer um dos maiores benfeitores da Zona Oeste,
                             O imortal Comendador Serafim Sofia"
Foto pertencente ao livro já citado.

   

   


17 comentários:

  1. Resgastar minúcias sobre personalidades ilustre de nosso Campo Grande, é uma tarefa difícil. Muito da nossa identidade se confunde com a trajetória de figuras que despontaram como representantes que, de certa maneira, nos permite conhecer "mais de perto" a realidade, por vezes perversa com as quais lidamos em nosso cotidiano. Vale, no entanto, o registro. Parabéns belo belo artigo, professor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, meu amigo. Muito obrigado pela colaboração do livro. Foi de suma importância para a pesquisa. Um abraço.

      Excluir
    2. Eu trabalhei no banco crédito real e conheci o comendador ele ofereceu im almoço aos funcionários do banco. Muito educado e generoso

      Excluir
  2. Respostas
    1. Boa noite, meu amigo Ademir. Obrigado por visitar o blog. Espero que tenha curtido bastante. Volte sempre.

      Excluir
  3. Oi. Sou doutorando em Geografia pela Uerj. Moro e pesquiso sobre o bairro de Campo Grande. Gostaria do seu contato de e-mail para realizar algumas pesquisas para o doutoramento. Meu e-mail é: phabarata@gmail.com

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, professor. Você foi meu professor que fiz para concurso do estado. Não sei se vai lembrar, mas eu era o aluno que falava que trabalhou na Hermes e a gente dava sempre esse exemplo de fordismo. Muito obrigo por visitar o blog. Meu email é: carlosslash2003@yahoo.com.br. Um abraço.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Obrigado, José Belo. Sempre que quiser, visite o blog. Um abraço.

      Excluir
  5. Bacana, só há histórias se houver quem as conte. Muito grato!..

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela matéria excelente!
    Visite também o Saiba História.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu amigo. Com certeza, estou sempre lendo seus posts. Um abraço.

      Excluir
  7. Bom dia.
    Estou a fazer um trabalho em Gondomar, terra natal do Comendador e precisava de confirmar a data da sua morte.
    Poderia ajudar?

    Atenciosamente,
    Carlos Taveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prezado senhor sou bisneta do comendador serafim Moreira da Silva gostaria de saber mais sobre a família e tb ter a .inha cidadania portuguesa cheguei até a cidade onde nasceu preciso de mais informações sobre a da.ilua se possív

      Excluir
  8. Boa noite, Carlos Taveira. É uma honra saber que o meu artigo chegou à terra natal do Comendador Serafim Sofia. Enviei um email para o senhor sobre algumas informações. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. em.diama tina co segui até o inventário dele lá existe.varias coisas á seu respeito como a lavra que ele tinha nas dedo de





    posso auxiliá lo rm.algu.as desci ce






    posso lhe ajudar em.algu.as descobertas
    as

    ResponderExcluir