terça-feira, 7 de outubro de 2025

"Amazonas " em Campo Grande

 

No bairro de Campo Grande, entre tantas escolas que homenageiam pessoas importantes ou/e lugares, encontra-se a Escola Municipal Amazonas, à beira das estradas antiga Rio-São Paulo e do Tingui, no bairro (sub-bairro) Amazonas, onde há também uma tradicional igreja Assembleia de Deus com o nome do bairro.

Imagem: Internet 

Mas a escola e a localidade carregam o nome de que, precisamente?
Muita gente confunde Amazonas e Amazônia. Apesar de terem ligações, Amazonas e Amazônia não são a mesma coisa.
AMAZONAS é uma unidade Federativa do Brasil, um estado pertencente à Região norte; já AMAZÔNIA diz respeito à região da grande floresta AMAZÔNICA, densa e latifoliada, abrigando uma enorme biodiversidade, que abrange a região norte do Brasil, além de Mato Grosso e parte do Maranhão (Amazônia Legal); e também outros países da América do Sul, como Peru, Bolívia, Colômbia, entre outros (Amazônia internacional).
A AMAZÔNIA também abriga a BACIA AMAZÔNICA, um grande sistema hidrografico que contém o RIO AMAZONAS e seus afluentes.
Na floresta AMAZÔNICA também encontram-se os chamados "povos da floresta ", como indígenas, seringueiros e os ribeirinhos, pessoas que vivem e dependem da floresta para sobreviver.
Assim, AMAZONAS, AMAZÔNIA, FLORESTA AMAZÔNICA E BACIA AMAZÔNICA, apesar dos nomes parecidos e ligações entre eles, não são a mesma coisa. Só pra lembrar, a escola em questão é Amazonas. 

Imagem: Facebook.