quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Samba no antigo Sertão Carioca

 

Antes de ser o atual bairro de Campo Grande, com características mais urbanas/suburbanas, a região já foi conhecida como parte do Sertão Carioca, aquele espaço longínquo dos holofotes, distante dos grandes acontecimentos da então capital do Brasil, a atual cidade do Rio de Janeiro. 
E essa imagem ficava clara na reportagem acima, de muitas décadas atrás, a qual descreve o local da seguinte forma:

"... quando a reportagem de A Manhã surgiu em Campo Grande na noite de quarta-feira, em seus giros pelas Escolas de Samba. A escolhida que tivemos por parte dos mentores da Escola de Samba 'Unidos' de Campo Grande e dos políticos locais, onde sobressaiu a figura simpática do grande Caldeira de Alvarenga... Quando fomos convidados para ir a Campo Grande, não deixamos de sorrir. Nunca ouvíramos mencionar a existência de uma Escola de Samba naquele longínquo subúrbio do ramal de Mangaratiba, muito embora mereça de nós a atenção devida... Entretanto, quem se lembra de ter visto desfilar na cidade da inesquecível Praça Onze uma escola de samba que representasse aqueles suburbanos?"

Fica claro na descrição como as atividades em Campo Grande eram vistas como "um ponto fora da curva", não fazendo parte do circuito da então capital da República. Mas o Samba do Sertão Carioca já existia, com a Unidos de Campo Grande representando a região, quando o ramal ainda era o de Mangaratiba, e quando Campo Grande ainda estava "Longe demais das Capitais". 

Fonte: reportagem A Manhã, Revista da Semana
 Década de 1930
Informações: Otávio Hugo Frota.

terça-feira, 10 de setembro de 2024

O posto de saúde Belizário Penna

 


Localizado no sub bairro São Claudio, no bairro de Campo Grande, situa-se o Centro Municipal de Saúde Belizário Penna, mais conhecido como Posto de Saúde. Inaugurado em 19 de setembro de 1969 - pelo então governador do estado da Guanabara, Francisco Negrão de Lima, com o secretário do estado de saúde Dr. Hildebrando Monteiro Marinho - o hoje Centro de saúde começou como um posto sanitário, e não possuía nome, com os médicos cuidando apenas de doenças transmissíveis. 

Mais tarde, o governo transformou o local em Posto de Saúde,  incluindo novos atendimentos, com clínica médica e pediatria. Segundo fontes, o primeiro médico a atender no local foi Murilo Niemayer.

Nesse período, os centros municipais eram uma referência para a saúde pública local, significando para muitos (principalmente para as populações mais carentes  e afastadas dos centros) um refúgio para  as condições mínimas de saúde.



O Posto de saúde recebe o nome do médico sanitarista Belizário Penna,  figura muito relevante na história da saúde pública do Brasil. 

Atualmente, a unidade é uma referência epidemiológica, tendo como característica principal o controle, a prevenção e o acompanhamento dos casos de notificação, objetivando o controle das endemias e pandemias que possam acometer a região, atendendo cerca de mil pessoas por dia.



Fontes consultadas:

cmsbelizariopenna.blogspot

paulacmcs.blogspot.