terça-feira, 21 de dezembro de 2021
Os Fernandes Barata
quarta-feira, 15 de dezembro de 2021
Matéria sobre o bairro de Campo Grande
Abaixo está um link de uma matéria do Jornal Castelo Branco sobre a história do bairro de Campo Grande, citando, entre outras coisas, a ligação da igreja ⛪ Nossa Senhora do Desterro com o início do bairro; o bar temático Chop da Villa, com várias fotos antigas da região; a localidade do Rio da Prata, entre outras curiosidades.
sábado, 4 de dezembro de 2021
Escalação do Campusca na Taça de Prata de 1982
segunda-feira, 29 de novembro de 2021
Campo Grande e Canto do Rio em 2018
Acima está um cartaz que anunciava um confronto entre o Canto do Rio Foot-Ball Club e o Campo Grande Atlético Clube, pelo campeonato carioca série C de 2018. Trata-se de dois times muito tradicionais do futebol fluminense.
O Canto do Rio é um clube de Niterói, que por muito tempo disputou o campeonato do antigo estado do Rio de Janeiro, o campeonato fluminense. Conseguiu ser o único time fora da cidade do Rio (à época Distrito Federal e mais tarde estado da Guanabara) a ter licença para disputar o campeonato carioca, sendo inclusive campeão de um Torneio Início. Por ser o único "intruso" na capital, era mal visto pelos clubes chamados pequenos da cidade do Rio.
Já o Campo Grande é um dos representantes da antiga Zona Rural do Rio. O Galo da Zona Oeste, antes de se profissionalizar, disputou o campeonato do Departamento Autônomo do Rio. Sua maior conquista foi a Taça de Prata de 1982, equivalente ao campeonato brasileiro da série B.
Com certeza, o Cantusca e o Campusca buscam dias melhores.
Imagem: Fonte: Face Campo Grande A C
Eloi e Roberto Dinamite no Campusca
sábado, 27 de novembro de 2021
Campusca de 1962
sexta-feira, 19 de novembro de 2021
Atlético Clube Diana
quinta-feira, 18 de novembro de 2021
19 de novembro - Dia da bandeira
sexta-feira, 12 de novembro de 2021
Podcast sobre a igreja de Nossa Senhora do Desterro
Abaixo um link com um podcast do qual participo, a convite da página Rio de Janeiro em sua História & Estórias, sobre a história e curiosidades da Igreja matriz do bairro de Campo Grande, Nossa Senhora do Desterro.
sexta-feira, 5 de novembro de 2021
Os uniformes do Campusca através dos tempos
O Campo Grande Atlético clube, o Galo 🐓 da Zona Oeste, foi fundado em 1940, e estreiou entre os profissionais em 1962. No início, para não ficar parecido com o tradicional Botafogo, seu uniforme listrado foi trocado por um de cor branca com linhas pretas.
Abaixo, segue uma relação de um pouco da "evolução " dos uniformes do Campusca através dos tempos:
terça-feira, 2 de novembro de 2021
Campo Grande: recorde de reclamação por buracos na calçada
segunda-feira, 1 de novembro de 2021
A Zona Oeste "Raiz"
Imagem. Fonte: Jornal O Amarelinho
Acima encontra-se um mapa da Zona Oeste. Só um detalhe. O mapa não inclui os bairros da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá, que ficam "do outro lado do Túnel", e que, segundo observações, recebem mais atenções pelas autoridades do que os demais bairros.
Assim, o mapa engloba 24 bairros, de Deodoro à Sepetiba, a chamada "Zona Oeste Raiz".
O mapa faz parte de uma matéria que cita sobre um projeto que facilita a identificação e fiscalização de investimentos direcionados a esses bairros.
Fonte: Jornal O Amarelinho. 17 de setembro a 15 de outubro de 2021. Ano 45. Edição 631.
quinta-feira, 28 de outubro de 2021
Denúncia de envenenamento de árvores 🌳 em Campo Grande
domingo, 24 de outubro de 2021
A capela original de Nossa Senhora do Desterro
segunda-feira, 18 de outubro de 2021
Revista Manchete em resumo da década de 1980
quinta-feira, 14 de outubro de 2021
A escola e o professor
Consideremos que a vida é uma escola. Sendo assim, nós somos os alunos, e o tempo, o professor. Como ocorre na escola tradicional, a vida nos mostra caminhos a seguir: curtos ou longos, retos ou tortuosos, claros ou obscuros, enfim, caminhos. Cabe a nós, alunos que possuímos o livre arbítrio, escolhermos qual caminho a seguir.
O professor dessa escola, o tempo, nos ajuda e aconselha durante toda a vida escolar. Com o passar dos anos, alguns alunos, aqueles que se dedicaram mais, conseguem grandes conquistas, enquanto outros, que não prestaram tanta atenção às explicações dadas pelo professor tempo, ficam com mau desempenho.
Porém, ainda bem que existe a tal recuperação durante todo nosso tempo de vida, possibilitando a correção do tempo perdido, e não correndo atrás, mas sim à frente, para ter mais chance de êxito, lembrando que a melhor forma de prevermos o futuro é construindo o nosso, desde hoje.
Por isso, a frase "não deixe para fazer amanhã o que pode ser feito hoje " é perfeita, pois mesmo parecendo batida, ela nos mostra que quanto antes resolvermos nossos problemas, mais tempo ganhamos com coisas positivas. Até porque, o tempo é implacável, e às vezes um pequeno momento dura uma eternidade, e outras vezes, uma vida inteira passa num segundo. Não importa se você vive dez anos a mil ou mil anos a dez, pois nem sempre a duração do tempo é tão importante, mas sim sua intensidade. É bom lembrar também que não podemos mudar o tempo que passou, mas temos muito tempo para consertarmos esse tempo perdido.
Esse pequeno e pacato texto nos faz refletir que tudo que ocorre em nossas vidas é consequência de nossos atos, e não por acaso. Se não existisse, minha ausência não seria sentida. Mas a partir do momento que existo, de alguma forma minha vida já marca história, direta ou indiretamente.
A vida, através do tempo, nos demonstra a todo momento o que é certo e o que é errado. Cabe a nós, seres humanos, querermos optar por um caminho.
Não se preocupe com o amanhã, pois a Deus pertence, nem com o passado, que não pode ser mudado. Mas dedique-se ao hoje, pois ele pode fazer toda diferença com seus erros de antes e com possíveis acertos futuros.
Sendo assim, o que passou é pretérito; o que virá, futuro; e o agora, presente...de Deus. Adivinhou quem é o diretor dessa escola?
Texto: Carlos Eduardo de Souza
quarta-feira, 6 de outubro de 2021
Criação da Festa da Laranja 🍊 em Campo Grande
Matéria sobre a criação da festa da laranja 🍊 no bairro de Campo Grande
domingo, 19 de setembro de 2021
A tradição das rezadeiras
quinta-feira, 16 de setembro de 2021
Antiga Linha Férrea Santa Cruz/Austin
quarta-feira, 15 de setembro de 2021
América e Campo Grande: o "Clássico dos esquecidos"
terça-feira, 14 de setembro de 2021
Reportagem sobre o ciclo da laranja no bairro de Campo Grande
Abaixo, reportagem sobre o bairro de Campo Grande, Jornal Extra, 14/09/2021. A mesma relata sobre o ciclo da laranja 🍊 no bairro, apontando uma data para a comemoração do dia da fruta na região, entre outros assuntos.
segunda-feira, 13 de setembro de 2021
Apresentação no Teatro de Arena de Campo Grande
sexta-feira, 10 de setembro de 2021
Proposta de municípios de Campo Grande, Jacarepaguá e Rio de Janeiro
sexta-feira, 3 de setembro de 2021
O antigo clássico rural
quarta-feira, 1 de setembro de 2021
Lançamento do livro "A lenda do Vulcão do Mendanha "
Próximo dia 18 de setembro estarei apresentando meu mais novo livro, "A lenda do Vulcão 🌋 do Mendanha". No ambiente vão estar sendo seguidos todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. Quem puder comparecer, ficarei muito grato.
segunda-feira, 30 de agosto de 2021
As folhas de amendoeiras pelo chão
Nos últimos dias, quem reparou em alguns locais, olhando para o chão, percebeu tons amarelados e avermelhados. Nas pistas e calçadas, as folhas de amendoeiras compõem um cenário que não é muito comum na época em que estamos.
A causa disso tem sido o inverno mais intenso, junto com seca e ventania, que acabaram alterando o processo típico das espécies caducifólia, cujas folhas caem em determinados períodos do ano.
Um fato curioso é que o plantio dessa espécie é proibido no Rio de Janeiro, por lei, desde 1994. Os motivos são justamente a grande quantidade de folhas nas ruas, que acabam gerando transtornos para a drenagem da cidade, além de algumas dessas espécies exalarem um mau cheiro.
Abaixo um exemplo dessas folhas caídas na estrada do Tingui, no bairro de Campo Grande.
Foto: Carlos Eduardo de Souza
Fonte consultada: Jornal Extra. 28/08/21.
domingo, 29 de agosto de 2021
É ouro... pra Campo Grande!
E o bairro de Campo Grande se orgulha de um grande atleta da região. Trata-se do Medalhista paraolímpico Wallace Santos, morador da estrada do Moinho, que conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso no último dia 27, nas Paraolimpíadas de Tóquio.