A Estrada das Capoeiras é uma das principais vias do populoso e extenso bairro de Campo Grande, localizada entre as estradas da Caroba e do Mendanha. Sua história é interligada à antiga fazenda de mesmo nome.
A Fazenda das Capoeiras era considerada uma das mais prósperas do então Sertão Carioca. Essas terras foram sendo adquiridas por meio de compras de datas de terra, pertencentes a sesmeiros. Dentro dessas fazendas, à época, como a das Capoeiras, era comum os filhos e outros herdeiros criarem para cada um, uma fazenda particular. Assim, dentro dos limites da Fazenda das Capoeiras, existiam outras menores, como a Fazenda de Sant'Ana e a do Corcundinha.
A possível origem do nome pode ser explicada pelo seguinte fato: nas planícies de Campo Grande predominava uma vegetação rasteira, conhecida como capoeira, sendo formada por gramíneas de baixo porte. Assim, é provável que o nome da vegetação influenciou na denominação das fazenda e Estrada das Capoeiras. Essa gramínea propiciava o aproveitamento da região como pastos naturais.
É bom lembrar que a palavra capoeira não é de origem africana. Ela vem do tupi (Kapu'era) e tem dois significados: pode ser mato ralo, mata rasa, vegetação rasteira; ou uma espécie de cesto para carregar animais e mantimentos.
Fontes consultadas: Rumo ao Campo Grande por trilhas e caminhos. José Nazareth de Souza Fróes e Odaléa Ranauro Enseñat Gelabert. 2005;
Marcelo Duarte. O guia dos curiosos - Brasil. São Paulo: Panda Books, 2011.
Imagem: Google Maps, acesso em 09/02/2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário