A imagem acima refere-se a uma vista de uma parte de Campo Grande a partir da Serra do Mendanha. A mesma faz parte de uma matéria do Caderno Zona Oeste Especial, do Jornal O Dia. O título da reportagem é: "O bairro que faz jus ao nome e é maior do que muitas cidades".
E a reportagem segue: "Campo Grande. O próprio nome já entrega a grandeza do bairro. Um dos principais da Zona Oeste, ele consegue reunir indústria, comércio, residências e até Zona Rural. Não é a toa que é considerado o maior e mais populoso bairro do Brasil. Isso mesmo: do Brasil. É maior do que muitas cidades do interior do Rio e tem uma população capaz de encher cinco vezes o Maracanã.
São 336.484 habitantes, de acordo com último Censo, de 2015, divididos por impressionantes 39 sub-bairros, que abrigam de tudo. Há indústrias de grande, médio e pequeno porte, área rural e muito comércio.
O bairro ganhou essa característica desde o tempo dos bondes. Devido à distância do centro da cidade, o comércio regional cresceu, se fortaleceu e continua sendo uma das principais vertentes da área".
A matéria ainda cita um possível ano de fundação, 17 de novembro de 1603. Porém, quanto ao "início " do bairro, existem outras versões. Também relata o período áureo dos laranjais, além de comentar sobre a Serra do Mendanha, a qual é relatada da seguinte forma: "Campo Grande tem de tudo, até mesmo uma montanha pra chamar de sua. Margeada pela Serra do Mendanha, que deu origem à Floresta da Tijuca, essa enorme reserva de Mata Atlântica abriga, ainda, a foz de diversos rios que compõem a Bacia do Guandu, de suma importância para o abastecimento de água do estado. ".
Como observação da reportagem , alguns detalhes: o bairro é considerado o mais populoso, mas quanto a ser o mais extenso, segundo estudiosos, não. A outra observação é que é citado que Campo Grande tem uma montanha, a Serra do Mendanha. Segundo geógrafos, dificilmente se considera que no Brasil exista montanhas, pois estas seriam de grandes altitudes (maiores das que são encontradas em nosso território) e formadas por dobramentos modernos, não sendo o caso do Brasil.
Todavia, a reportagem sobre Campo Grande é um retrato bem fiel sobre o bairro, sendo tudo isso que foi citado: urbano em expansão, com bolsões rurais, populoso, áreas naturais extensas e comércio e serviços pulsantes.
Fonte consultada e imagem: Caderno Zona Oeste Especial, Jornal O Dia. 30/08/2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário