Acima encontra-se um precioso registro: uma prova de francês do saudoso Colégio Belisário dos Santos. A tradicional instituição de ensino do bairro de Campo Grande foi fundada em 1941, e por muitas décadas foi um dos colégios mais relevantes da região. Foi também um dos últimos a permanecer com o ensino da elegante língua francesa (o ano da prova não deixa dúvidas: 2010), idioma que foi muito ensinado nas escolas até aproximadamente a década de 1990.
O Colégio Belisário dos Santos, que localizava-se na Rua Augusto Vasconcelos, em frente à Igreja Matriz do bairro, Nossa Senhora do Desterro, homenageava o Vigário do bairro no século XIX (1847 - 1891), que morou na casa ao lado da Igreja. Belisário dos Santos foi um dos grandes responsáveis pela restauração da já citada Igreja de Nossa Senhora do Desterro, depois desta ter sofrido um incêndio em 1882 e praticamente ter sido destruída.
O Colégio Belisário dos Santos fechou suas portas em 2012 e foi demolido em 2014, dando lugar a um estacionamento, seguindo o fluxo do, muitas vezes, implacável "progresso".
Colégio onde estudava a nata de Campo Grande tinha fila de espera e era um bastião do bairro, nunca imaginei que fecharia.
ResponderExcluirBoa Noite, Marcelo. Uma pena mesmo o fechamento do tradicional colégio Belisário. É o tal "progresso".Muito obrigado pela visita ao blog.
ExcluirEu estudei no colégio Belisário dos Santos por três anos,os melhores da minha vida
ResponderExcluirBoa Noite, Vânia. Que bacana! Muito obrigado pela visita ao blog.
Excluir