Foto: Carlos Eduardo de Souza
A imagem acima refere-se a um marco geodésico do bairro de Campo Grande. O mesmo encontra-se no chão na entrada da porta principal da Matriz de Campo Grande, Paróquia Nossa Senhora do Desterro.
A geodésia faz parte de um conjunto de disciplinas conhecidas como "ciências geodésicas", incluindo a cartografia, o sensoriamento remoto, a topografia, entre outras. Essas áreas têm como finalidade ajudar na obtenção de informações precisas sobre as características do formato da Terra, assim como precisar localizações.
O marco geodésico em questão arquiva dados de longitude, latitude e altitude. Através de um código contido nele, é possível consultá-lo no site do IBGE.
Imagem: consulta de Daniele Ferraz.
Assim, pode-se saber a localização exata de Campo Grande: latitude: 22°54'35" S (sul); longitude: 43°33'51" w (oeste). Eis as coordenadas geográficas do bairro. E a localização se dá no ponto que é considerado o início da região, centro do bairro, a Matriz de Campo Grande.
Então, Campo Grande, oficialmente, é uma região com localização precisa, além de suas belezas naturais e história, não estando escondido de ninguém. "Além do horizonte existe um lugar bonito e tranquilo..."
Pesquisa: Daniele Ferraz
Texto: Carlos Eduardo de Souza
Adorei o texto e a explicacão do marco geodésico. É isso aí.
ResponderExcluirMuito obrigado, meu grande amigo. Um abraço
ExcluirExcelente texto! Parabéns meu amigo.
ResponderExcluirEu que agradeço, minha querida. Muito obrigado pela pesquisa.
ExcluirMais uma vez, gratidão por compartilhar conhecimentos tão relevantes.
ResponderExcluirMuito obrigado, meu querido amigo.
Excluir