Quem passa pelo Viaduto Alim Pedro, no bairro de Campo Grande, pode já ter avistado, no alto de um morro, uma grande "caixa d'água", como muitos chamam. Trata-se do reservatório Victor Konder, ou antiga caixa d'água de Campo Grande, construído em 1928, sob a presidência de Washington Luís.
Com capacidade de armazenamento de 16 milhões de litros de água potável, o reservatório, localizado no morro do Luís Barata, é responsável pelo abastecimento de vários sub-bairros de Campo Grande. Seu funcionamento foi interrompido no final da década de 1960, sendo reformado e reinaugurado em 1998. No mesmo ano, foi tombado pelo Patrimônio estadual.
Apesar de ficar próximo ao Regimento de Polícia Montada (RPMont), o local é alvo de furtos de cabos de energia, além de ponto de usuários de droga, segundo depoimentos de moradores.
Até há algum tempo, o reservatório compensava com sua beleza e história importantes para o bairro, dando um espetáculo à noite com uma iluminação especial, que podia
ser vista de vários pontos de Campo Grande, inclusive a longa distância.
ser vista de vários pontos de Campo Grande, inclusive a longa distância.
Foto reservatório Victor Konder à noite. Fonte: http: //rmmtrilhas.blogspot.com.br/, por Renato Monsores.
Lá em cima é muito escuro de noite. Não me admira ter drogados.
ResponderExcluirUma pena
ResponderExcluirAlguém se la é aberto a visitação ?
ResponderExcluirBoa noite, amigo. Tem visitação sim. Pode ver no local ou procurar Rio de Coração Tour, que promove passeios por pontos turísticos de Campo Grande. Um abraço e obrigado pela visita.
ExcluirNasci aqui próximo e brincava muito lá , a vista é linda vale a pena conferir
ResponderExcluirBom dia, Elias. Muito obrigado pela visita ao blog. Com certeza é uma vista linda. Já tive a oportunidade de ir lá. Grande abraço.
ExcluirGostaria de saber se com este problema da água do guandu , nos aqui na redondeza seremos afetados também mesmo com a nossa caixa
ResponderExcluirNunca soube por onde subir. É pela Rpmont? Aliás, adoro seu blog!
ResponderExcluirBom dia, William. Muito obrigado. Suba pela rua que é de esquina com a concessionária Distac, em frente à Cesário de Melo, próximo do Colégio Rosário. Um grande abraço.
ExcluirParabéns pela iniciativa de não deixar morrer a história de Campo Grande. Eu nasci aqui e não sabia dessa caixa d'água. Obrigada.
ResponderExcluirBom dia. Muito obrigado. Visite sempre o blog. Um grande abraço.
ExcluirMuitas histórias Campo Grande tem para contar. Parabéns 👏👏👏👏👏👏
ResponderExcluirBom dia. Muito obrigado pela visita ao blog. Visite sempre. Um grande abraço.
ExcluirOlá, por gentileza, qual o nome do morro onde está situada a Caixa d’Água?
ResponderExcluirBoa tarde,Luíza. Um pouco acima, localiza-se o Morro do Soldado. A caixa d'água fica próxima à subida dele, acima da Favela das Almas e do cemitério de Campo Grande.
ExcluirQ conteúdooo, amo ficar lendo as curiosidades de Campo Grande! Arrasa sempree!!
ResponderExcluirObrigado, minha querida. Se puder, torne-se seguidora. Muito obrigado pela visita ao blog.
Excluir