segunda-feira, 19 de junho de 2023
Manchete do Campo Grande no Departamento Autônomo de futebol do Rio
domingo, 11 de junho de 2023
A bucólica localidade do Rio da Prata
segunda-feira, 5 de junho de 2023
A viação Santa Sofia
Imagem: acervo: Sydney Junior.
Acima encontra-se uma imagem da Viação Santa Sofia (no detalhe, linha Campo Grande - Cosmos). A mesma foi inaugurada em dezembro de 1963, por um grupo de jovens.
Muito tradicional na Zona Oeste, a empresa chegou a ter 35 linhas e mais de 300 ônibus, atendendo boa parte da antiga Zona Rural do Rio de Janeiro.
A partir dos anos 2000, a empresa começou a passar por dificuldades, passando a ser administrada por outro grupo; depois, ficou apenas com uma linha; e mais tarde, passou por uma dissolução, entrando em decadência e aos poucos se acabando, devido à má administração.
Um fato curioso é que muitos pensam que, devido ao nome, a empresa tem uma ligação de fundação com uma figura histórica muito conhecida da Zona Oeste: o comendador Serafim Sofia. Essa ideia é rechaçada pelo próprio, que afirma em seu livro "Tricentenário de Campo Grande", de 1976: "Na continuação da estrada Rio do A, ao chegar à Rio-São Paulo, estrada antiga... doze dos rapazes se juntaram e fundaram a Viação Santa Sofia...da empresa não cheguei nunca a ser membro, porém, lembro que quando ela foi fundada, convidado eu fui pra ser seu presidente e não quis porque julguei-me incompetente..."
Fonte consultada: Viação Santa Sofia - a gigante do Sertão Carioca . Site Mobilidade fluminense.