Fundado em 14 de outubro de 1938, o Esporte Clube Oity foi um tradicional clube da Zona Oeste participante do Departamento Autônomo do Rio de Janeiro. Com sua sede e praça de esportes localizadas na Avenida Santa Cruz, no bairro de Senador Vasconcelos, vizinho de Campo Grande, o Oity começou sua trajetória no futebol jogando festivais e fazendo excursões pelo estado do Rio.
Com outros clubes, o Oity foi responsável em ajudar a fundar o Departamento Autônomo, em 1949, com o Engenho de Dentro sendo o primeiro campeão da competição, no mesmo ano. O Departamento Autônomo foi o responsável pelos campeonatos dos clubes amadores da cidade do Rio, até seu encerramento em 1960, dando lugar ao Departamento de futebol amador da Capital.
Fonte: Correio da Manhã, 09 de janeiro de 1960.
Em sua trajetória, o Oity conquistou algumas taças, como:
° Campeão de amadores (1953);
º Campeão da Taça de Disciplina (1956) e (1957);
º Campeão de Aspirantes "Série Rural" (1958);
º Campeão de Aspirantes do Departamento Autônomo (1958); entre outras.
Fonte: A Manhã no Esporte Amador. 20 de dezembro de 1946.
Depois de quase fundir-se com o Esporte Clube Aliados, de Bangu, e com o Campo Grande Atlético Clube, o Esporte Clube Oity deixou de existir. Seu campo passou a ser utilizado para treinos e categorias de base do Campo Grande Atlético Clube, e depois deu lugar a outro tipo de atividade.
Fonte consultada: Primos Pobres RJ FC.