Edifício Olímpica, na rua Viúva Dantas, em Campo Grande, aproximadamente década de 1970. Fonte: livro Tricentenário de Campo Grande (poema histórico), de Serafim Sofia (do Instituto Campograndense de Cultura).
Edifício Olímpica, na rua Viúva Dantas, em Campo Grande, aproximadamente década de 1970. Fonte: livro Tricentenário de Campo Grande (poema histórico), de Serafim Sofia (do Instituto Campograndense de Cultura).
A imagem acima, à esquerda, corresponde à inauguração da Luz elétrica no bairro de Campo Grande, por José Justino Cardoso de Carvalho, amigo do então prefeito Paulo de Frontin. A inauguração se deu em 1919, na Praça João Esberard, onde localiza-se a Matriz de Campo Grande, Nossa Senhora do Desterro. Como mostra a imagem à direita, até hoje se encontra no local o monumento correspondente ao fato, constando o nome do prefeito Paulo de Frontin e a data de inauguração.
Fonte da imagem: Revista Careta, por Vera Dias.
Acima duas imagens do Calçadão de Campo Grande em anos e fases diferentes: a imagem da esquerda, o local em 1988, com intensa movimentação e muitas barracas no meio da rua; à direita, o Calçadão em 2003, após o Rio Cidade, com a movimentação de sempre e um cenário de urbanização.
Fonte consultada e imagens: O Globo/Zona Oeste, 21 de novembro de 2004.
Acima uma foto da Viação Santa Sofia, no bairro de Campo Grande. A imagem pertence ao livro "Tricentenário de Campo Grande ", de Serafim Sofia, do ano de 1976. O Comendador Serafim Sofia, como era conhecido, cita em sua obra curiosidades da empresa, e de sua ligação com a mesma, mesmo não sendo exatamente o fundador, como muitos acham.
Acima uma imagem da antiga Drogaria Confiança, década de 1970, na Rua Barcelos Domingos, pertencente a Theóphilo Rodrigues de Azevedo.
Fonte consultada: Tricentenário de Campo Grande, Serafim Sofia, (Do Instituto Campograndense de Cultura). Rio de Janeiro (Poema histórico). 3° volume - 1976.
Acima um curioso mapa intitulado "Ex- Estado da Guanabara". O mesmo era uma espécie de proposta ou vontade em se ter, à esquerda, o "Município Carioca", ficando à direita, o Município do Rio de Janeiro.
Segundo o livro "Tricentenário de Campo Grande ", de Serafim Sofia, a ideia era do diretor presidente da Indústria Brasileira de Calçados, jornalista e radialista, fundador do Jornal Rio Notícias, Amy Barbosa, muito ligado às questões da Zona Oeste.
Fonte consultada: Tricentenário de Campo Grande, Serafim Sofia. (Do Instituto Campograndense e Cultura). Poema histórico. 3° volume. Rio de Janeiro - 1976.
Ontem foi entregue o Kit do Campusca da Zona Oeste. O prêmio foi entregue a Claudio Gomes, vencedor da melhor frase sobre o Campo Grande. Lembrando que o Kit consiste em um livro que conta a conquista da Taça de Prata de 1982, um pôster com o nome dos jogadores campeões, um adesivo e um quadro do clube.
Lembrando que o Kit é obra de meu amigo Pedro Henrique de Oliveira Gomes. Agradecimentos especiais.
Eis a frase vencedora:
"Ao romper da aurora, ouço um lindo canto que diz: 'Em Ítalo Del Cima ainda hei de ver o ressurgimento do alvinegro da Zona Oeste, com seu carisma original, seu orgulho suburbano, que a tantos corações encantou!'Campusca dos sonhos meus, nós te amamos!!!"
Muito obrigado a todos pela participação.
Em breve, mais promoção para os seguidores do Blog.
Um grande abraço a todos.